Eu tenho na minha coleção de caixas muitos modelos de Ferrari. Sempre evitei montá-las até que pudesse fazê-las com um mínimo de qualidade. Com isso, acabei juntando 14 modelos. Bem, a hora chegou e num dia de "loucura" resolvi iniciar a Ferrari 275 GTB. Ela foi apresentada pela primeira vez em 1964 na exposição de carros de Paris. O motor 3.3 l V-12 tem 300 HP. O chassis, concebido por Scaglietti podia ser encomendado – a pedido do cliente – em alumínio. Foram construídas 730 unidades entre 1964-1967. Sua velocidade máxima é de 250 km/h. |
|
O objetivo deste artigo é passar minhas impressões sobre o kit e descrever a montagem do mesmo. Infelizmente não tirei fotos da montagem detalhadamente. Nunca tinha visto um kit Italeri e a qualidade das peças é bastante satisfatória. A árvore com as peças cromadas é de boa qualidade. No geral, achei este kit bem melhor do que outros kits Revell e AMT que já montei no que diz respeito ao plástico e injeção. |
|
Comprei este kit no mercado livre e o mesmo estava um pouco castigado, com muitos arranhões. Após a lavagem em água morna com detergente comecei o trabalho de lixamento. Usei uma lixa 600 para retirar os arranhões e depois as lixas 2000 e 6000 para deixar a superfície lisa novamente. |
|
Apliquei o primer da Multicores em todas as peças ainda na árvore. Após estudar o manual de montagem decidi colar a parte de baixo da frente do carro, a traseira e o compartimento dos faróis para facilitar a pintura. Após a colagem das peças iniciei a aplicação da massa Putty para retirar as linhas de junção e também para nivelar as mesmas corretamente. |
|
Esse trabalho com a massa deve ser feito com bastante atenção pois qualquer defeito será mostrado na pintura e também por isso a aplicação do primer, na minha opinião, é indispensável mesmo quando utilizar tinta acrílica. Eu pintei esta Ferrari de vermelho Duco (tinta automotiva) e para que haja aderência da tinta ao plástico é necessária a aplicação do primer. |
|
Após a colagem de todas as partes e lixamento de mais alguns pontos comecei a aplicação do primer na carroceria. |
|
Comecei a aplicação do primer sem me preocupar em conseguir a cobertura total da carroceria. Após cada demão eu verifiquei se a aplicação/lixamento da massa estava satisfatório, fazendo as correções quando necessário. |
|
Esta fase me deu bastante trabalho mas o resultado final valeu a pena como você poderá ver na foto do modelo pronto. |
|
Enquanto aguardava a secagem do primer eu ia fazendo a pintura das peças do chassis e a montagem do mesmo. A motor foi o primeiro a ser montado. Usei tintas esmalte da Revell e Testors, além das tintas Tamiya. Para as peças de chassis não tenho preconceito e utilizo o que estiver disponível. |
|
Em seguida pintei os bancos e painel com preto semi fosco da Modelmaster. Não tive nenhum problema nesta parte da montagem. |
|
A montagem das suspensões exige atenção redobrada pois as peças são frágeis e principalmente a suspensão traseira é um pouco chata de montar. |
|
O interior ficou bom. Os decais que vêm no kit são muito bons como pode-se ver na foto. O painel é pouco detalhado em relação as fotos do carro 1:1 que encontrei na internet assim como os painéis das portas. |
|
Após a montagem do chassis voltei para a carroceria. Usei o thinner Tempo 2002 para diluir a tinta até chegar a famosa diluição próxima do leite. Apliquei 5 demãos sendo duas leves e as três últimas mais pesadas. |
|
Após a secagem, apliquei verniz automotivo bicomponente da Glasurit. Foram mais 6 demãos sendo as duas últimas mais carregadas. Para finalizar fiz o polimento com massa número 2. Em seguida apliquei cera Grand Prix. Para fechar, usei Poliflor Dustguard. |
|
As rodas desse kit são muito bonitas e as mesmas tiveram um realce após o encaixe da carroceria no chassis. |
|
A partir de então foi só controlar a ansiedade em ver o modelo pronto e fazer a colagem das peças de detalhamento com calma para não correr o risco de estragar a pintura. Em algumas peças usei superbonde mas dei preferência para a cola branca que é menos agressiva. |
|
Aqui o kit quase pronto, faltando apenas o acabamento dos faróis dianteiros. |
Abaixo o modelo finalizado. Eu gostei muito do resultado e também da Italery, sem dúvida uma boa opção. Peço desculpas aos colegas por não ter detalhado mais o processo de montagem, espero me redimir num próximo artigo. Fabiano Moreira
|
|