A Master Box, nova empresa Ucrâniana, apresentou seus primeiros três lançamentos:
T3501 Elos de lagartas (link-by-link)
T3503 Kleiner Panzerbefehlswagen 1 Ausf. A
T3504 Munitionsschlepper 1 Ausf. A
Comparativos
O número de opções do Panzer I aumentou bastante nos últimos tempos, embora todos os kits pareçam similares, existem algumas diferenças marcantes. Todos Master Box são baseados no chassi inicial, do mesmo tipo lançado pela TriStar, ao contrário dos conhecidos Italeri/Zvezda e mais recentes DML, baseados na configuração final:
Os primeiros Panzer I Ausf A (MB e TriStar) tinham motor de 60 HP, logo foram complementados por uma versão mais potente com 100 HP, denominada Ausf B (Italeri/Zvezda e DML). Para acomodar o motor maior, o chassi sofreu um aumento de 40 cm, foi acrescida uma quinta roda, a roda tensora em contato com o solo foi suspensa e toda traseira foi modificada:
Além do modelo básico apresentado acima, foram produzidas versões de comando, canhões auto propulsados e outros veículos especializados. Cabe ressaltar que este foi o primeiro Panzer, mesmo projetado mais para treinamento e desenvolvimento de técnicas, foi usado com sucesso pela Legião Condor durante a Guerra Civil Espanhola e empregado mais tarde na Polônia, França, Rússia e África.
Modelos
Analisei as lagartas (T3501) e ambas versões (T3503 e T3504), nestas a maioria das peças é comum (cerca de 130 do modelo + 200 das lagartas + 4 PE), variando apenas algumas árvores com peças diferentes. A caixa, embalagem, instruções e qualidade do plástico das peças são muito bons, alguns detalhes mínimos estavam danificados, bem como existiam algumas poucas rebarbas, marcas e falhas de injeção, nada demasiado crítico, o estilo lembra bastante alguns lançamentos recentes da Italeri. Para informações mais detalhadas, verifique o "In Box Review" do Light Command Tank T-1 KLA, por Sidney Oswaldo Pagotto Júnior.
Munitionsschlepper 1 Ausf. A
Histórico
Difícil de encontrar material específico, nas instruções é citado: As batalhas na frente Russa em 1941, demonstraram a incapacidade de combate de tanques armados com metralhadoras leves. Os comandantes de Grupos de Blindados, afirmavam que tanques equipados com canhão de calibre inferior a 75 mm, não teriam chances de sobreviver na frente oriental. Em 1942 os modelos Pzkpwf I Ausf A e Ausf B foram retirados de serviço na linha de frente, sendo alguns convertidos para transporte de munição (Munitionsschlepper). Neste caso as torres eram substituídas por caixas de metal de tampo aberto e formato simples. Um exemplo conhecido foi o emprego de 12 unidades pela Leibstandarte SS "Adolf Hitler". As linhas deste modelo, usado para transporte de munição e carga, parecem bastante fiéis à esta única foto que consegui encontrar:
Montagem
A moldagem é boa e os encaixes razoáveis, é essencial fazer diversos "dry-runs" e pequenos ajustes antes de qualquer tentativa de colagem, algumas peças vieram levemente empenadas, mas sendo o plástico fino, podem ser corrigidas com leve pressão. As instruções são simples e claras, porém com alguns erros nas numerações das peças que somados ao fato de existirem opcionais para outras versões, podem gerar alguns enganos difíceis de corrigir, antes de usar qualquer peça parecida com outra, certifique-se que é a correta. Como muitas peças são bastante delicadas o ideal é proceder à pintura das menores ainda nas árvores ou mesmo em subconjuntos.
Iniciei pela parte inferior, instalei os paralamas finíssimos e parti para o compartimento superior, mantendo-o firme durante a colagem com o uso de fita adesiva, de modo a não apresentar falhas na emenda das paredes com os paralamas, nestas fases não foi necessário nenhum artifício especial ou mesmo uso de massa, apenas um pouco de paciência. Em seguida coloquei as peças maiores como escotilhas, visores, escapamento e outras. O compartimento de carga que vai sobre a estrutura não me parecia se adaptar corretamente, retirei todo o encaixe de modo a colocar numa posição que me pareceu mais adequada.
As peças da suspensão são bastante delicadas, haviam sulcos de moldagem nos braços de apoio das rodas, para facilitar apliquei massa e lixei antes de destacar das árvores, aproveitando e já limpando algumas rebarbas. Montei os subconjuntos de rodas e colei-os à carcaça, com cuidado em mante-los nivelados e paralelos. Moldei os PE correspondentes à cobertura dos escapamentos e instalei juntamente com os PE de ventilação do motor, sempre usando cola branca que dá uma boa fixação, permite um posicionamento tranqüilo e ainda cobre eventuais pequenas falhas preenchidas pelo efeito de capilaridade. Lembre-se de em hipótese alguma usar cola lavável, pois pode ser afetada ou afetar a pintura.
Embora os elos das lagartas sejam frágeis, os pontos de fixação nas árvores são muito finos, para destacar basta gira-los entre os dedos, dando acabamento nos dois pequenos pontos resultantes. São incluídos vários elos adicionais, além dos cerca de 80 necessários por lado. Depois da preparação dos elos iniciei a montagem de um lado por vez, a partir da roda tensora dentada (frontal), descendo reto pela parte inferior e subindo, simulando as respectivas caídas, pela parte superior até a porção inferior da roda tensora (traseira). É importante efetuar este processo antes da secagem completa, para facilitar o fechamento da lagarta, é necessário certo cuidado pois o espaço para trabalhar é pequeno, bem como não exagerar nas caídas.
Após a instalação das lagartas foram adicionados os detalhes finais, como ponteiras dos paralamas, ferramentas e acessórios. Não usei decais originais, que embora parecessem adequadas, eram demasiado finas, dando um efeito de transparência sobre o fundo escuro. Uma caixa de munição completa com 3 projéteis é incluída no modelo, completei a carga com outros apetrechos provenientes de outros, experimentei com satisfação, nos projéteis e em outros pequenos detalhes, as novas Tintas Esmalte Revell.
Conclusão
Embora eu considere que o resultado final ficou acima da média, é pequeno e bastante frágil, sendo necessário um certo cuidado no manuseio. A montagem é demorada, pela quantidade de peças pequenas e delicadas, porém tranqüila. Recomendo para modelistas mais experientes e fãs de blindados alemães menos conhecidos.
Observação
Não existe previsão de chegada nem idéia de preço destes kits no País, nos EUA, os Master Box (US$ 22) tendem a apresentar melhor custo benefício que o TriStar (US$ 35). A empresa merece ser parabenizada pelo alto nível atingido já em seus primeiros modelos e pela originalidade de novos temas, sendo planejados os seguintes próximos lançamentos:
Agradecimentos
Agradeço ao Sr. Dmitry Vasilevski da Master Box Ltd por ter gentilmente cedido os modelos para avaliação ao Webkits e ao Sr. Sandro Moretti da Doctor Hobby pelo oferecimento das tintas Revell.