Por volta de 14/4/1931 o novo governo da Segunda República, viu que necessitava reforçar os corpos de segurança. Seguindo proposta do Governo, o ministro da segurança anunciou a formação da Guarda de Assaltos (Guarda de Asaltos) em 30/1/1932.
Esta unidade teria tropas de choque motorizadas, armadas de armas de uso individual e coletivo, de pistolas a metralhadoras pesadas, de fuzis a submetralhadoras, morteiros e carros blindados. Inicialmente as unidades foram organizadas em 14 grupos de assalto, que passaram para 18 em 1934, sendo cada grupo integrado de 3 companias apoiadas por uma companhia especializada.
Cada companhia especializada tinha uma seção de comando uma de gás e morteiros e uma motorizada com 3 carros blindados.
Aí que surge o nascimento do carro blindado “BILBAO”, pois não havia nenhum veiculo na época que poderia suprir essa necessidade; pois os veículos disponíveis eram poucos.
Estes 3 carros blindados desta unidade foram em sua maioria carros blindados BILBAO, este carro era construído no departamento de ferrovias da SOCIEDADE ESPANHOLA DE CONSTRUÇÕES NAVAIS (SECN- SOCIEDAD ESPAÑOLA DE CONSTRUCCIONES NAVALES) na cidade de BILBAO, daí o nome do veiculo.
O desenho foi produzido pelo departamento de engenharia da SECN em estreita colaboração com o Comando do Corpo de Engenheiros de Assaltos.
O chassi básico era o do caminhão Dodge 4x2 de 1930, fabricado em Detroid (USA), que aproveitava também um motor CHRYSLER, sua caixa de marcha, transmissão e rodas, aproveitando da carroceria somente os pará-choques.
Uma estrutura em aço no formato em “T” era montado sobre o chassi e placas de aço eram rebitadas nesta estrutura ; formando uma carroceria totalmente blindada.
A carroceria blindada tinha uma aparência forte, porem esta aparência era enganosa, pois a blindagem era bem fraca (3 mm) e o interior do carro era uma verdadeira gaiola com todo o desconforto possível, tinha dois assentos na frente, um para o comandante outro para o motorista e dois bancos dobráveis na parte traseira para o resto da tripulação.
As portas de acesso eram de ambos os lados e também tinham um prolongamento com duas tampas, no qual podia se guardar sobressalentes, estepes e ferramentas .
No centro do teto havia uma torre cilíndrica com rotação de 360º, com um MANTLED reto e uma conexão tipo bola de rótula, aonde encaixava uma metralhadora HOTCHKISS 1924 MMG de 7 milímetros (arma também empregada pelo exercito brasileiro da época - vide abaixo); no topo desta torre havia um holofote e uma escotilha de acesso e escape.
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Tripulação 4 a 5
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Peso aproximado 4800 quilos
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Comprimento 5,44 metros
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Largura 2,07 metros
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Altura do chão ao caput do motor 1,43 metros
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Altura do chão ao teto 2,10 metros
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Altura do chão ao teto da torre 3,98 metros
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Distancia entre eixos 3,43 metros
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Distância da roda dianteira à frente 1,50 metros
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Distância da roda traseira para a parte de traz 1,57 metros
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Rodas 6 rodas com pneus 32x6
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Suspensão 4 feixes de molas
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Motor 6 cilindros CHRYSLER, refrigerado a água , com 63 HP
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Transmissão manual 4x2, com 4 marchas para a vante e 1 para ré
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Velocidade máxima 50 Quilômetros por hora
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Blindagem placas de aço de 3 milímetros
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Armamento uma HOTCKISS 7 milímetros, houve carros capturados que usaram MG34 alemã.