Fazendo lonas, encerados e bandeiras para seus modelos...
por Marcos Serra (Panzerserra)
panzerserra@gmail.com
Uma das mais agradáveis facetas do Modelismo é, sem dúvida, a capacidade de, a cada dia, podermos realizar um trabalho cada vez melhor. Hoje em dia, com a Indústria lançando cada vez mais e melhores modelos, somos como que "compelidos" a montar melhor e com mais detalhes, o que geralmente ( e infelizmente...), gera custos. Existem inúmeras opções "after-market" de melhorias de nossos kits, mas geralmente são importados e, portanto, onerosos.
Um exemplo são as lonas e encerados para veículos militares e dioramas. Existem, no Mercado Internacional, opções variadas e perfeitas, mas, infelizmente, caras....O que fazer ???
Figura 1 - "Lonas" de resina para um M3 halftrack, da Blast Models
Simples: a boa e velha criatividade tupiniquim !!!!!
Figuras 2, 3 e 4 - "Lonas" executadas nesta técnica, em Chevy Desert 40 4x2 , da Panzer Resin Models
Técnica:
Os materiais são os seguintes:
1- Papel vegetal
2- Cola branca
3- Isopor
E as ferramentas são:
1- Tesoura
2- Pincel
3- Potes para água e cola
4- Secador de cabelos (tome "emprestado" da Dona Encrenca...)
Figura 5 - Materiais e ferramentas
No exemplo do Chevy 4x2, resolvi executar uma carga lonada, representando diversas formas de caixas e caixotes, todas cobertas com um encerado.
Este é um exemplo ilustrativo...Você pode fazer inúmeras variações sobre o tema, usando sua criatividade e de acordo com suas necessidades...
Mas vamos lá: a primeira coisa a fazer é pegar um pedaço de isopor e recortá-lo com estilete, na forma desejada. Eu procurei representar a forma genérica de diversas caixas empilhadas...
Figura 6 - Bloco de isopor, recortado
Figuras 7 e 8 - Bloco sendo testado, no local
Aprovado o tamanho e o volume da "carga" a ser revestida, vamos partir para a confecção da "lona"...Recorte um pedaço de papel vegetal (NÃO USE PAPEL DE SEDA) que seja maior que o bloco a ser revestido:
Figura 9 - Tamanho sugerido do papel vegetal...
Repare que todo o trabalho está sendo executado sobre uma base de madeira, para facilitar esta e as próximas etapas...
Passe cola branca pura, com pincel macio, na superfície do bloco, para alinhar e manter o papel em posição:
Figura 10 - Base de madeira e colagem inicial
Posicionamento do papel sobre o bloco de isopor:
Figura 11 - Colagem inicial do papel
Aguarde uns 5 minutos e passe para a segunda fase: O "amolecimento" da lona. Dilua a cola com um pouco de água limpa, em uma proporção aproximada de 50%.
Figura 12 - Diluição dos componentes.
Vá pincelando com esta solução e amolecendo o papel vegetal, conformando a "massa" a ser coberta pela lona. Nesta etapa, você pode fazer dobras, vincos e etc., para dar mais realismo ao "encerado". Como uma imagem vale mais do que mil palavras (provérbio chinês: Plastimodelismo também é cultura !!!), ai vai a sequencia completa:
Figuras 13,14,15, 16 e 17 - Adequação da lona sobre a carga.
Agora, impermeabilize a base de madeira em que você está trabalhando, com vaselina sólida, para evitar que o conjunto comece a aderir sobre a madeira. Esta etapa é muito importante, pois agora, você vai acelerar o processo de "secagem" da lona:
Figuras 18 e 19 - Isolamento da base
Feito isto, passe sobre a lona uma camada de cola branca pura, sem estar diluída, para quando o "lonado" secar, estar impermeabilizado....Aprimore os vincos , as dobraduras e todo o aspecto externo desejado:
Figuras 20, 21, 22 e 23 - Impermeabilizando
Agora , é hora de secagem: Use o secador de cabelo da namorada ou esposa e, com cuidado, vá secando todo o conjunto. Repare que o papel vegetal dá uma "tensionada" nesta etapa do projeto. Por isso, é muito importante que você faça a sua lona com uma certa folga, como se estivesse frouxa...
Figuras 24 e 25 - Secando...
Aspecto final. O conjunto pode ser manipulado....
Figura 26 - "Lona" pronta
Testando o conjunto no caminhão...
Figuras 27 e 28 - Testando a adaptação...
E agora...
Hora da criatividade: Pintura. Como o papel está totalmente impermeabilizado, você pode pintar com as tintas que desejar. No caso das fotos, tintas acrílicas e esmalte diluídas com thinner. O ideal, agora, é trocar a base de madeira ou limpar a vaselina que a isolava, para evitar oleosidades neste momento de pintura. Comece com uma camada de cor básica, que, no exemplo, foi Dark Green, da Tamiya:
Figura 29 - Primeira camada de pintura. Cor básica.
Descobriu-se um pequeno rasgo no papel vegetal... Isto não seria problema se o material embaixo da lona fosse um caixote de madeira previamente pintado (taí uma boa dica...) Mas como no nosso caso é um pedaço de isopor, vamos fazer um remendo com um pequeno pedaço de papel vegetal impregnado com solução agua+cola e impermeabilizado com cola pura:
Figura 30 - Remendo na lona....
Após a secagem, pintura básica, de novo...Tudo como antes, no Quartel do Abrantes !!!!
Figura 31 - Remendo na lona pintado....
Iniciando o detalhamento da pintura, demarcando as "Zonas Profundas" de um volume: Cor mais escura nos sulcos e depressões...Black Green, da Testors:
Figura 32 - Demarcando as depressões...
Após esta etapa, o seu inverso, ou seja, demarcando os relevos: Dry-brush com Light Green, da Testors...Esmalte sobre acrílico...No Problemo !
Figuras 33 - Relevos evidenciados: dry-brush
Lona pronta para a guerra !!!
Figura 34 - Resultado final.
Finalmente, coloque o resultado do seu trabalho sobre o veículo ou diorama e, além de você ter economizado uma boa grana, você ainda aprimorou suas técnicas de modelismo !!!!
E é isto que diferencia um MODELISTA de um simples colador de peças !!!!
Figuras 35 e 36 - Pronto !
Esta técnica pode ser empregada em inúmeros campos do modelismo, com pequenas variações... Para fazer bandeiras, por exemplo:
Figura 37 - Bandeira executada em um Ferdinand
Ou a lona de cobertura de habitáculo de um Hummel Armo Carrier:
Figura 38 - Lona de cobertura em Hummel Armo Carrier
Ou, ainda, confeccionando um teto lonado completo:
Figura 39 - Teto de lona de um Ford 1937 Autobus Scratch, com peças da PRM.
Como vocês viram, a técnica é fácil e barata...Os resultados são surpreendentes !!!!
Tente, desenvolva, crie ...
É isto que transforma nosso hobby em arte !!!
Qualquer dúvida, crítica ou sugestão, por favor, entre em contato !!!
Um abraço...
Marcos Serra (Panzerserra)
panzerserra@gmail.com
|