O tanque H39, objeto deste artigo, é um tanque capturado utilizado pelos alemães, tendo como principal diferença em relação ao tanque francês original a troca da cúpola do comandante, a qual era arredondada e passou a ser reta, conforme pode ser visto nas figuras abaixo:
Cúpola francesa
Cúpola alemã
Além disto, o kit da Trumpeter traz dois foguetes de napalm em cada lado do casco. No caso do meu kit, optei por não coloca-los.
Grade
O kit contém 226 partes moldadas em plástico bege, esteiras de vinil e uma pequena folha de decais.
Atenção: se comprar o kit, a folha de decais vem fixada na lateral da caixa, olhando rapidamente pode ter-se a impressão que não veio...
Aqui, outra surpresa: as opções de decais são duas versões francesas e uma alemã (a da tampa da caixa), porém, a torre "reta" foi introduzida pelos alemães nos tanques capturados, não estando presente nos tanques franceses que combateram na Batalha da França. Assim, não é possível fazer as versões francesas, pois a torre correta, arredondada, não é fornecida com o kit.
A injeção do plástico é bem feita, porém existem algumas pequenas marcas de injeção a serem removidas em algumas peças. Em geral, o kit possui bons detalhes, sem no entanto ser "o estado da arte".
A montagem
Na montagem básica do kit, percebi os seguintes problemas:
- há uma emenda bem chata para ser removida na parte frontal do casco, um pouco acima de onde vai gravado em alto-relevo o logo HOTCHKISS;
- ao juntar a torre ao casco, fica um vão, pois o anel da torre é mais estreito do que deveria. Para consertar este "detalhe", foi gasto muito tempo, muito putty, superbonder, Mr. Surface e lixa;
- a montagem dos boogies é feita sem que haja um encaixe positivo das peças, isto é, tudo fica meio solto, antes da colagem, de forma que a montagem acaba envolvendo mais trabalho do que deveria.
Vão presente entre a torre e o casco
Acabada a montagem básica, apliquei uma demão de primer branco Aerotech, percebendo que o vão no casco/torre e a emenda na frente do kit ainda necessitavam de mais trabalho.
Kit com primer. Observa-se a emenda e o vão entre o casco e a torre.
Após mais algumas sessões de putty/superbonder e lixas, dei-me por satisfeito com o resultado e apliquei a tinta de fundo dark yellow, também da Aerotech.
Tanque com a tinta de fundo dark Yellow
Nesta etapa, o tanque estava quase todo montado, faltando inserir as esteiras e os acessórios (pá, machado, etc, etc.). Apliquei então manchas a mão livre com o aerógrafo, usando para tal a tinta dark green da Aerotech.
Tanque com manchas em dark green
A seguir, pintei as esteiras de marrom escuro (Tamiya), fazendo um desgaste com a técnica do pincel seco no tom Gun Metal (Tamiya). A seguir, fiz um wash com tinta acrílica de bisnaga em um tom marrom bem escuro (terra queimada misturada com um pouco de preto, ambas tintas marca Acrilex). Ao instalar a esteira no tanque, percebi que a mesma era muito comprida, ficando frouxa no kit. Como a junta possuía 4 links de ligação (quatro pinos de um lado e quatro furos do outro), cortei dois fora de cada lado e uni a esteira pelos outros dois, conseguindo assim que a esteira ficasse mais curta - e mais justa.
Apliquei então uma demão de verniz brilhante automotivo e fiz um teste de wash no rodeiro. Satisfeito, apliquei os decais no kit (decais que vieram da minha caixa de sobras) e apliquei um wash no tanque inteiro.
Tanque finalizado
Tanque finalizado
Conclusão
Após ter dado algum trabalho, gostei do resultado final. O kit representa um subject interessante, ou seja, tanques franceses em uso pelo exército alemão.
No entanto, dada a dificuldade encontrada na montagem, com a presença de frestas em locais de difícil correção, não recomendo este kit para iniciantes.
Informação: a Bronco Models acaba de lançar um hit do H39 no mercado, que pode vir a ser uma opção interessante.
Tanque finalizado