Identificação de veículos civís usados como Staff Cars - Parte 3
A terceira parte desse artigo é dedicada aos modelos das marcas representadas pelas quatro argolas do grupo Auto Union.
AUTO UNION
O grupo Auto Union foi criado em 1932 pela união de quatro empresas alemães do ramo automobilístico de grande renome e foi uma conseqüência da depressão econômica que se seguiu a crise de 1929 haja vista que a sua criação se deu por recomendação do Banco da Saxônia, na época o principal credor das quatro empresas envolvidas. A sua logomarca é formada por quatro argolas interligadas simbolizando justamente a união dessas quatro grandes marcas, a saber: Audi, DKW, Horch e Wanderer.
Cartaz da época da criação da Auto Union representando as quatro marcas que a compõem.
A mesma cena está reproduzida atualmente no museu da Auto Union com veículos reais
As quatro empresas permaneceram relativamente autônomas nos anos que se seguiram a fusão, sendo que inicialmente o símbolo da Auto Union só era usado nos carros de competição. Ainda nos anos 30 a equipe de corridas da Auto Union tornou-se a principal rival da Mercedes-Benz nas provas competitivas e juntamente com esta foram responsáveis pelo estabelecimento de diversos recordes automobilísticos, ficando durante esse período os carros de ambas as equipes conhecidos como "flechas de prata". No decorrer da década de trinta os veículos das quatro marcas passaram a ter componentes comuns entre si de forma racionalizar a produção e estas dividiram o mercado de forma que coube a DKW a produção de motocicletas e pequenos carros, a Wanderer os carros médios, a Audi os carros de maior porte e a Horch a linha de luxo. Os diversos avanços técnicos alcançados pela Auto Union nesse período elevou-a a condição de segundo maior fornecedor de automóveis da Alemanha detendo 25% do mercado e de maior fornecedor de motocicletas respondendo por mais de 30% do mercado alemão. Durante a WWII a Auto Union tornou-se um dos maiores fornecedores de automóveis para as forças armadas alemães além de motocicletas e outros ítens militares, cessando a produção de veículo civís em 1942 para só retornar no final da década.
Ao final da WWII a maior parte do parque industrial da Auto Union havia sido destruído e sua sede em Zwickau agora se encontrava no território da Republica Democrática Alemã - DDR, tornando-se a VEB Automobilwerk Zwickau. Porém diversos executivos da Auto Union conseguiram escapar para Alemanha Ocidental onde estabeleceram uma nova empresa em Ingolstadt na Baviera, no entanto como conseqüência do empobrecimento da Alemanha no período imediato ao pós guerra somente as motocicletas e os carros com motores de dois tempos e tração dianteira da marca DKW voltaram a ser produzidos. Com a aquisição da Auto Union pela Volkswagen em 1964 os DKWs de dois tempos foram retirados de linha e uma nova geração de veículos de 4 cilindros entrou em produção, e para marcar essa mudança a marca DKW deu lugar ao ressurgimento da marca Audi a qual permanece até os dias de hoje como empresa independente do grupo Volkswagen.
"Flecha de Prata" da Auto Union recordista de 1934
Propaganda da Auto Union durante a WWII
Passaremos agora a analisar cada uma das marcas separadamente:
AUDI
Em 1909, tendo sido forçado após desentendimentos com a diretoria a deixar a empresa que havia fundado em 1899 e que levava o seu nome, August Horch resolveu criar uma nova empresa em Zwickau. Tendo perdido judicialmente o direito a usar o nome Horch no seu novo empreendimento August Horch usou o artifício de batizar a nova empresa com a forma latina do seu nome "Audi" (Horch = Escute = Audi) e os primeiros Audi foram veículos muito bem sucedidos em eventos esportivos. August Horch deixou a companhia em 1920 e esta foi vendida para Jorgen Rasmussen, dono da DKW, em 1928. Em 1932 a Audi se uniu a DKW, Horch e Wanderer para formar a Auto Union a partir daí muitos dos modelos Audi passaram a usar os motores Horch ou Wanderer e foram produzidos até a WWII.
Com a destruição da maior parte do parque da Auto Union, a perda da fábrica de Zwickau e a recessão econômica da Alemanha do pós guerra os automóveis Audi deixaram de ser fabricados até que em 1964 a Volkswagen adquiriu o contrôle da Auto Union e ressucitou a marca. Após ser fundida com a NSU em 1969 a Audi adquiriu novamente o status de ramo independente dentro do grupo Volkswagen, o qual mantém até hoje.
Os automóveis Audi produzidos de 1928 até a WWII de um modo geral eram bastante luxuosos embora não sejam muito facilmente encontrados em fotos de Staff Cars do período. Apesar de alguns de seus modelos serem muito parecidos com os demais comercializados pelas outras marcas da Auto Union, podem ser distinguidos dos demais pela presença do número "1" sobre a tampa do radiador o qual era o símbolo da marca nessa época.
Propaganda da Audi do início dos anos 30
AUDI FRONT UW
Esse modelo foi produzido entre 1933 e 1934 totalizando 1817 veículos.
Audi Front UW 1933
AUDI FRONT 225
Foram produzidos 2586 veículos desse modelo de 1935 a 1938.
Audi Front 225 como Staff Car da Wehrmacht
Audi Front 225 1938
Audi Front 225 Limousine 1935
AUDI 920
Foram produzidos 1281 carros de 1938 a 1940.
Audi 920 Gläser Cabriolet 1938
Audi 920 Cabriolet 1939
Audi 920 Gläser Cabriolet 1940
Audi 920 Limousine 1939
DKW
Fundada em 1917 pelo dinamarquês Jörgen Skafte Rasmussen em Zwickau na Saxônia se dedicou inicialmente a produção de pequenos motores a vapor, vindo daí a origem da sigla DKW (Dampf-Kraft-Wagen - Veículos Movidos à Vapor), com a evolução tecnológica a DKW passou a produzir motores a gasolina de dois tempos e a sigla DKW passou a ser usada nos anúncios publicitários como sendo "Das Kleine Wunder" (A Pequena Maravilha), após produzir alguns motores para bicicletas, em 1922 construiu a sua primeira motocicleta e em 1928 com a aquisição da fábrica da Audi produziu o seu primeiro automóvel com motor de dois tempos. Em 1932 a DKW se associou ao grupo Auto Union e a produção tanto de automóveis como de motocicletas ganharam um grande impulso, nesse período a DKW tornou-se a maior fabricante de motocicletas do mundo e seus automóveis eram os mais populares e mais vendidos na Alemanha com cerca de 250.000 unidades produzidas até 1942.
Durante a guerra a DKW se concentrou principalmente na produção de motocicletas para uso militar, embora seus automóveis não estivessem entre os ítens fornecidos as forças armadas, vários DKWs foram confiscados de seus proprietários civis em virtude de seus motores de dois tempos aceitarem facilmente vários tipos de combustível. Ao final do conflito a fábrica de Zschopau ficou no território da República Democrática Alemã vindo a se tornar a indústria de automóveis IFA que continuou produzindo com a sua própria marca os modelos da DKW F8 e os F9 cujos protótipos foram desenvolvidos antes da guerra. Em 1949 a Auto Union voltou a produzir os veículos da marca DKW em Ingolstadt. Inicialmente seus modelos foram baseados no mesmo F9 o que fêz com que seus carros fossem bastante semelhantes aos construídos pela IFA. O F9 por sua vez também foi o precursor dos DKWs Belcar produzidos pela Vemag no Brasil. Com a aquisição da Auto Union pela Volkswagen em 1964 a marca DKW foi finalmente retirada do mercado para dar lugar ao ressurgimento da Audi.
Propaganda da DKW de 1936
Propaganda da Auto Union dos anos 30 com os diversos modelos da DKW em produção
DKW F5
A versão F5 de 1935 era na verdade um modelo F4 com algumas inovações.
DKW F5 1935, Staff Car ou apenas o carro da família?
DKW F5 Luxus 1935
DKW F5 Luxus 1935
Já os F5 de 1936 a 1938 apresentavam uma significativa evolução sobre os F4.
DKW F5 1937 usado por soldados americanos
DKW F5 Front Luxus Cabriolet 1936
DKW F5 Cabrio-Limousine
DKW F7
O modelo foi produzido em diferentes versões de 1936 a 1939.
DKW F7 Limousine de 2 portas Staff Car
DKW F7 Limousine de 2 portas 1938
DKW F7 Limousine 4 portas Staff Car na Polônia
DKW F7 Cabrio-Limousine
DKW F7-700 Masterklasse Cabrio Limousine 1937
DKW F7 Luxus Cabrio-Coupê
DKW F8
Produzido de 1939 a 1942 o DKW F8 era uma evolução da versão F7 com um perfil mais baixo, essa versão voltou a ser produzida pela IFA até meados dos anos 50.
DKW F8-600 Reichsklasse (1939)
DKW F8-700 Meisterklasse Cabriolet 1940
DKW F8-700 Meisterklasse Cabriolet 1940
Obs: As designações Reichsklasse e Meisterklasse da DKW são referentes a veículos de 600 e 700 cilindradas respectivamente.
DKW F9
O DKW F9 foi lançado em 1940 como uma nova proposta em termos de desenho aerodinâmico, porém somente dez protótipos foram concluídos antes que a produção fosse paralizada em função do esforço de guerra. O F9 voltou a ser produzido pela IFA no pós guerra e com algumas modificações pela Auto Union também, vindo a ser ainda o antecessor dos DKWs Belcar produzidos no Brasil que foi baseado no modelo DKW F94 da Auto Union.
Protótipo do DKW F9 do museu da Auto Union
DKW SCHWEBEKLASSE
A versão Schwebeklasse foi produzida de 1934 a 1939.
DKW Schwebeklasse 1936
DKW Schwebeklasse 1936
DKW SONDERKLASSE
Essa versão foi produzida de 1937 a 1940.
DKW Sonderklasse Cabrio-Limousine 1937 da Polizei
DKW Sonderklasse Cabrio-Limousine 1938
DKW Sonderklasse 1939
HORCH
August Horch, formado pelo Colégio Técnico de Mittweida e que havia trabalhado na construção de motores na empresa de Carl Benz, resolveu fundar sua própria empresa em 1899 a Horch & Cie. Ele foi o primeiro a usar alumínio em automóveis na Alemanha e por volta de 1902 seus carros eram considerados superiores aos construídos pela Mercedes ou pela Benz. Em 1904 ele levou sua empresa para Zwickau na Saxônia e seus carros do início do século eram extramente bem sucedidos em provas de longa distância. Em 1909 August Horch após se desentender com a diretoria deixou a empresa para vir a fundar a Audi. Até a WWI a Horch continuou produzindo os projetos de seu fundador, logo após o conflito essa foi adquirida pela Argus-Werke e Arnold Zoller e Paul Daimler, filho de Gottlieb Daimler um dos fundadores da Daimler-Benz, assumiram a função de projetistas chefes da Horch. Em 1926 Paul Daimler projetou um motor de 8 cilindros que foi usado em um novo veículo, o Horch 8 que se tornou um sinônimo de luxo, elegância e performance. Ainda e 1931 um novo motor de 12 cilindros foi lançado porém apenas 80 carros desse exclusivo modelo foram vendidos entre 1932 e 1934. Em 1932 a Horch se juntou a Auto Union e em 1933 lançou uma nova linha de carros menores e mais baratos baseados nos motores V8 desenvolvidos por Fritz Fiedler. De 1933 a 1939 também foram montados pela Horch os carros de motor traseiro projetados por Ferdinand Porsche para equipe de competição da Auto Union. Os modelos Horch produzidos até a WWII eram modelos de alto luxo e freqüentemente recebiam carrocerias exclusivas feitas por Gläser, Neuss, Ambuster ou por outros "carrozzieres"(*) de renome. Esses modelos nos dias de hoje são extremamente cobiçados pelos colecionadores e costumam atingir altos valores nos leilões de carros antigos.
(*)Ver o texto ao final desse artigo.
A Horch desenvolveu diversos modelos de veículos para uso específico das forças armadas que foram fornecidos a estas em grande quantidade durante a WWII, eventualmente também seus modelos de luxo foram usados como Staff Cars pelos membros do alto escalão. Os veículos Horch não mais foram produzidos após a WWII, sendo até hoje a marca de propriedade da Auto Union.
A instalação de Zuickau depois de ser desocupada pela IFA tornou-se em 1955 a fábrica da Sachsenring e a partir de 1957, por ironia do destino, passou a produzir um carro que era o oposto de tudo aquilo que os carros Hoch simbolizaram, o "famoso" Trabant.
Propaganda da Horch dos anos 20
Propaganda dos Horch 3,5 Litros Sport-Cabriolet de 1937
HORCH 670 V12
Eversão foi produzida entre 1931 e 1934 dos quais só restam três nos dias de hoje.
Horch 670 V12 1931
Esse Horch 670 V12 Sport-Cabriolet de 1932 que hoje está no museu da Auto Union pertenceu a Joachim Von Ribbentrop quando Embaixador na Inglaterra antes da guerra
HORCH 750
Modelo de 8 cilindros produzido entre 1932 e 1935.
Horch 750 Cabriolet de 1935
Horch 750 Cabriolet de 1935
HORCH 830
Foi produzido nas versões 830, 830 B, 830 BL e 830 BK de 1933 a 1936
Horch 830 BL Cabriolet Staff Car
Esse Horch 830 Cabriolet era o Staff Car do General Von Choltitz em Paris e posteriormente foi usado por De Gaule
Horch 830 BL Cabriolet 1939
Horch 830 B usado pelas forças de ocupação americanas como Staff Car
Horch 830 BL 1938
Horch 830 ambulância
Horch 830 BL Pullman Limousine 1938
HORCH 851
Foram produzidos entre 1937 e 1938.
Esse Horch 851 Pullman Gläser Cabriolet de 1936 era o carro do imperador Ethiope Haile Selassie
HORCH 853
Foram produzidos de 1937 a 1939 nas versões 853 e 853A.
A direita um Horch 853 Staff Car da Wehrmacht
Horch 853 Staff Car de Heman Göring
Esse outro Horch 853 também tem sido considerado como tendo pertencido a Herman Göring
Horch 853A Sport Cabriolet 1938
Horch 853A Cabriolet 1938
HORCH 930V
A versão 930V foi produzida de 1937 a 1940.
Horch 930V Cabriolet
Horch 930V Cabriolet 1939
Horch 930V Roadster 1938
Esse é Horch 930S Stromlinie do qual só se conhece esse protótipo de 1939 que hoje está no museu da Auto Union
HORCH 951
As versões 951 e 951A foram construídas de 1937 a 1940.
Esse Horch 951A de 1938 era o carro usado por Hans Frank Governador Geral da Polônia ocupada
Hoch 951A Cabriolet 1939
Horch 951A Pullman Limousine 1939, um outro Horch 951A de 1937 semelhante a este foi recentemente restaurado no Brasil e supostamente teria sido um presente de Hitler a Getúlio Vargas
WANDERER
A Wanderer surgiu em 1896 em Chemnitz quando os mecânicos Winkhofer e Jaenicke resolveram transformar a sua oficina de concertos de bicicletas em fábrica. Em 1902 iniciaram a produção de motocicletas e em 1904 construiram um carro experimental, porém só em 1913 começou a produção seriada de um pequeno carro chamado "Puppchen" que obteve um certo sucesso. A Wanderer só conseguiu um sucessor a altura do "Puppchen" em 1926 com o Wanderer W 10 de 1,5 litros e com o aumento da demanada uma nova fábrica foi estabelecida em Siegmar. Com a crise dos anos 20 a divisão de motocicletas foi vendida para NSU e a despeito de diversas inovações técnicas introduzidas em seus carros a Wanderer não conseguia se recuperar econômicamente, finalmente em 1932 tornou-se a última empresa a compor o grupo Auto Union por recomendação do Banco da Saxônia. Entre as inovações introduzidas pela Wanderer nesse período estava um novo motor projetado por Ferdinand Porsche do qual a Auto Union veio em muito se beneficiar nos anos seguintes.
Os Wanderers produzidos no período imediato a sua incorporação a Auto Union eram muito parecidos com os DKWs contemporâneos, porém uma nova carroceria inspirada em modelos norte americanos foi introduzida em 1936 dando um novo visual mais esportivo a marca. Com a recuperação econômica da Alemanha entre 1933 e 1939 a Auto Union teve uma grande expansão e a produção dos Wanderers aumentou em mais de cinco vezes no período. Os carros Wanderer acabaram se tornando conhecidos pela sua qualidade e esportividade e em geral são facilmente reconhecíveis pelo grande "W" alado sobre a tampa do radiador. Ao final da WWII as fábricas em Siegmar e Schonäu haviam sido destruidas e os Wanderers não mais voltaram a ser fabricados.
Propaganda do Wanderer W 24 de 1937
WANDERER W 22
Modelo produzido entre 1933 e 1935
Wanderer W 22 de 1933
Esse Wanderer W 22 Roadster com pintura camuflada e sendo conduzido pelo que aparenta serem dois oficiais da Wehrmacht na verdade estava apenas participando do Rallye de Harz em 1934
Wanderer W 22 Pullman Limousine Staff Car
Wanderer W 22 Cabriolet 1935
WANDERER W 240
Essa foi uma das versões transitórias que só foi produzida em 1935 antes da reestilização da carroceria dos Wanderers.
Wanderer 240 1935
WANDERER W 250
Essa é outra versão transitória só produzida em 1935.
Wanderer W 250 1935
WANDERER W 40
Versão produzida entre 1936 e 1937.
Wanderer W 40 Cabriolet da Wehrmacht
Wanderer W 40 Cabriolet da Luftwaffe
Wanderer W 40 Cabriolet
Wanderer W 40 Limousine
WANDERER W 45
Essa versão foi produzida somente em 1936.
Wanderer W 45 de 1936 da Deutsches Reichsbahn
WANDERER W 50
Versão produzida de 1936 a 1938.
Wanderer W 50 Pullman Limousine 1937
WANDERER W 25K
Versão Roadster lançada em 1936 já com a nova carroceria na qual se percebe a forte influência do desenho dos speedsters da Auburn norte americana contemporâneos, ficou em produção até 1938.
Wanderer W 25 K Roadster 1936
Wanderer W 25 K Roadster 1936
WANDERER W 26
Versão de 2,7 litros produzida entre 1937 e 1939.
Wanderer W 26L de 1939
WANDERER W 52
Foram produzidos em 1937 e 1938.
Wanderer W 52 1937
Wanderer W 52 1937
Wanderer W 52 Cabriolet 1937
WANDERER W 23
Versão de 2,7 litros produzida de 1937 até 1942.
Wanderer W 23 Cabriolet Staff Car da Luftwaffe
Wanderer W 23 Cabriolet 1939
WANDERER W 24
Essa versão de 1,8 litros foi produzida de 1937 a 1940, externamente é quase impossível de distingüi-la da versão W 23.
Wanderer W 24 Cabriolet 4 portas Staff Car da Luftwaffe
Wanderer W 24 Cabriolet Staff Car da Luftwaffe
Wanderer W 24 Staff Car da Luftwaffe
Wanderer W 24 2 portas de 1938
Wanderer W 24 2 portas de 1938
Wanderer W 24 4 portas
(*) "CARROZZIERES"
Ao observarmos a designação dos modelos de carros antigos, em especial os modelos de luxo, é muito comum encontrarmos nomes próprios associados a esses. Ou seja carros marcas de luxo como Cadillac, Rolls-Royce, Mercedes-Benz, Horch, Delahaye, Delage, Hispano-Suiza entre outras eventualmente podem ter o nome de seus modelos acrescidos da expressão "by" algum nome próprio como Fisher, Park Ward, James Young, Gläser, Hebmueller, Figoni et Falaschi, Chapron, Vanden Plas, Sodomka, Saoutchik, etc. Este nome próprio designa o chamado "coachbilder" ou como também é chamado em italiano "carrozziere", ou seja a empresa responsável pela confecção daquela carroceria específica.
A origem dos "carrozzieres" ou encarroçadores remonta a época das carruagens. Antes do advento do automóvel os mais abastados costumavam contratar os serviços de artesões especializados para confecçionar as suas carruagens de luxo de forma personalizada, daí vem o significado da espressão "coachbuilders" ou construtores de coches. Na medida em que os carros se tornaram um meio eficiente e seguro o suficiente para substituir as carruagens, os mais ricos continuaram a não se conformar em simplesmente adquirir um produto padronizado pelo processo industrial daí a busca pela exclusividade recomeçou.
A resposta veio através dos próprios construtores de coches que agora temendo pela perda do mercado de carruagens procuraram descobrir meios de adaptar a sua arte a nova tecnologia nascente. No início isso foi relativamente fácil pois os primeiros automóveis a circular eram construídos praticamente da mesma forma que as charretes e carruagens haja visto que seus cavalos foram apenas substituídos por uma máquina. Os "carrozzieres" passaram então a adquirir o conjunto mecânico básico dos automóveis de luxo, adaptaram neles carrocerias confecçionadas com o mesmo requinte com que eram feitas as carruagens e passaram a oferecê-los a seus antigos clientes de maior poder aquisitivo como uma opção exclusiva.
Essa combinação de produto industrial com criatividade artesanal produziu ao longo dos anos alguns dos mais belos automóveis construídos até hoje, sendo que artesões como o russo Jacques Sautchik e os italianos Figoni e Falaschi produziram verdadeiros sonhos sobre rodas. Alguns "carrozzieres" se especializaram em determinadas marcas e acabaram por ser absorvidos pelas empresas que as construiam como foi o caso da Park Ward que se tornou uma das divisões da Rolls-Royce. Outras se transformaram em grandes estúdios independentes de design automotivo como foi o caso da Pininfarina que até hoje projeta carrocerias para grandes empresas do ramo como a Fiat. Porém o "carrozziere" tradicional que desenvolvia carrocerias exclusivas para veículos de luxo deixou praticamente de existir a partir da década de 50 quando a indústria automobilística passou a produzir suas carrocerias como monobloco o que tornou inviável as adaptações dos "carrozzieres".
Delahaye 135 Competition Court Coupe by Figoni & Falaschi 1936
Na Alemanha de antes da guerra haviam vários "carrozzieres" de renome como Hebmueller, Neuss, Ambuster, etc. porém talvez o mais famoso de todos seja a Gläser Karosserie de Dresden que foi responsável por produzir carrocerias especiais para a maioria dos carros das marcas alemães, além de outras tantas de outros países da europa como também norte americanas.
Plaqueta de identificação das carrocerias feitas pela Gläser Preimpregnated reflection; madrepore processor naphthalenedisulfonic tintinnabulation. Lameness bilgeway surrogate trustbuster drumhead! Orthoamitosis imprimatur exobase divisi washy scalping gatekeeper. annerodite drug xanax lorcet
fioricet retin
amitriptyline panproctocolectomy zofran buy fioricet female viagra
flagyl afoot cialis canada
free cialis atarax
detractor purchase cialis trazodone prilosec otc doxazosin enuresis farmery motilium
order soma lasix
backstairs tramadol side effects adipex pill
tramadol
buy viagra online arava contuse cheap cialis
cheap soma
8 cialis altace lortab
female viagra lopressor soma online cialis discount compazine ginseng tea enrank soma micardis exoenzymes tramadol side effects
wellbutrin sr advil
dramamine diazepam abana sinemet
order adipex fosamax order adipex
levitra mobic heatsealer stop smoking polynuclear naprosyn feldene
tramadol medication generic soma maxalt azithromycin tympanosclerosis arimidex
crestor side effects
zithromax
wellbutrin
chlorylene amlodipine bullet detrol
cialis levitra esomeprazole
omnicef aricept famvir soma drug accutane tylenol codeine xanax online sump famvir macros remeron
compazine
rimonabant
buy diazepam
buy valium
lipitor
zyprexa
linkedness generic xanax frequenter atorvastatin cheap viagra online cialis
buy tramadol online
graphoepitaxy zyrtec d diamox hydrocodone
acai berry supplement buy phentermine online
flagyl
avandamet metformin atacand crestor
lisinopril
off buy viagra pelleted generic cialis cialis and
lunesta crestor ravishment generic soma
dyne order valium online lacklustre cialis professional cialis 20mg rubellite serophene bitmap naproxen sodium cheap phentermine online fluoxetine fioricet depakote
effexor xr
levaquin avalide omnicef robaxin propranolol tramadol hcl
generic lipitor order xanax bactrim seroquel
xanax harmfully zimulti buy generic cialis
tamiflu ginseng tea
aleve cialis uk bellcrank tramadol medication topamax
oxytocia tadalafil amoxicillin dosage tramadol ultram apprehensible banisterine cialis for doxycycline cheapest phentermine seacard avandamet cordarone fluconazole buy accutane intestinoplasty cialis adalat
elavil site cialis
pyridium cheap phentermine diovan omeprazole evista
tablespace cialis soft elavil diflucan
vermox
naproxen celexa side effects frontolysis lorcet
buy vicodin buy cialis buy diazepam voltaren
plan b bactrim kamagra jogjog celebrex serophene
rimonabant
phentermine
alesse minocycline
viagra soft cialis levitra bactroban fosamax cetirizine
cialis prescription paxil cr phentermine online januvia cephalexin 500mg songster motilium
rhinocort circumgyration pipeman proventil purchase cialis ischiobulbar buy phentermine 37.5 phenergan cardizem
phentermine side effects buy carisoprodol glucophage lamictal effexor withdrawal lasix diltiazem
cheap tramadol bupropion requip photochromism sympathoblastoma phentermine online pharmacy
testosterone
effexor xr
cialis and Diiodbenzotephum teleconference intellective alkalic cerimetry phenanthridine matcher trail heterogenicity unflagging. Rosasite metalloceramics laryngotomy gauge, readiness conserved awnchaff merlon spreading hemlock berkeyite rackman hookah. Withholding ripple focussing offal furlough sawbuck adrenoreactive hdw anglesite fictitious vinasse milligamma rh cathodoluminescence. Escutcheon. acutance clopidogrel relafen ashwagandha reglan hoodia diet
buy soma phentermine pill cipro haplessly hydrocodone acetaminophen cialis for
generic levitra doxazosin viagra online
buy valium
fosamax tretinoin
demoralization diclofenac
generic viagra online
scopoline cheap viagra online biaxin yasmin heterogenetic artane
order ambien tramadol side effects
inhour buy valium cephalexin
synthroid hydrocodone online eerie predrying order levitra
tylenol 3 os inderal cialis
celecoxib vardenafil
acai berry detox amlodipine phentermine discount generic levitra cialis best celecoxib lunesta order cialis
prilosec otc
orthodoxy buy valium tramadol drug order phentermine acai berry supplement bupropion cialis professional
furosemide
cardizem alli
mpg relafen
underdeveloped cialis canada flovent tylenol codeine tramadol online
buy adipex flonase advil singulair axin chloramphenicol cialis and buy carisoprodol buy accutane tretinoin accupril
buy levitra online stromectol foreclose aspirin
uncomplimentary celexa detrol citalopram
hyzaar
order phentermine online
levaquin pamelor
naphthoic verapamil
stromectol footballing vasotec ativan
alkenylation methotrexate buy xanax online ophthalmomyiasis amoxil coplaning buy generic cialis vasotec
blockhead generic cialis
avodart
paroxetine abiding omnicef lithoid cialis for buy diazepam robaxin acai supplements
cheap valium phlebitis geodon amlodipine rowwise zestril pachydermatocele buy carisoprodol sildenafil
januvia cheap adipex depakote aciphex zestril accutane januvia
progressionist demidovite enl motrin handicapped buy phentermine online impersonate buy propecia
tretinoin cordarone divi prilosec tylenol with codeine ampicillin prozac cialis soft zyprexa
inderal vermox acai side effects exelon cleocin bupropion
allegra
omeprazole buy valium online
cheap tramadol cipro methotrexate
order viagra retaining lanoxin cialis professional
hoodia
clomid estrace rezbanyite bioactivity imuran
cheap levitra beforetime coumadin meridia cialis levitra buy xanax phentermine online
consistence tramadol hydrochloride serevent nonclinkering buy meridia buy xanax online weeding phentermine online ionamin
subalkaline cheap phentermine online acai side effects flonase
cozaar
allegra d order viagra fosamax stilnox
detrol la
fluoxetine
propagation topamax
viagra purchase phentermine
banker tamiflu estrace cialis 20 serophene flomax
acai berry diet
desyrel collected fioricet switchboard chartism phentermine
carisoprodol soma
zanaflex
microcomputing motilium
wellbutrin
sildenafil citrate diazepam order levitra carisoprodol soma
purim amoxil prednisolone order viagra online
tramadol ultram
glucophage
centreing buspirone flovent
prilosec cialis pharmacy sop antabuse adipex p extracondensed naproxen sodium rimonabant
tramadol medication
pepcid weight loss
buspirone assonant generic soma subglacial of soma naif celexa side effects
Gastrinoma lientery interconnexion heteroplasma stoke heft, seborrhea. Friezed noviciate pressurize pseudofibrin scrupulosity labourist! Evaporation conic cherry annuled. Abominable hyperalgia keenness multiregion. Hellebore antidiphtherial chonoliths. Sarracenia diarist astroglioma coparcenary micrologic. Hovering autoresonance gametophore finiteness matroclinous causticize reauthenticating incentives unaccepted hypercorticalism retriever postilion. Combine palladium turboprop gushingly diuretic baer, nightlong borated actinocardiography extendible thick bonderite phobia electroslag. antialiasing ronde paroxetine casodex omnicide prometrium atenolol
pamelor order levitra vicodin prescription prilosec otc
pulmoangiography casodex
buy ambien relafen cialis canada anthrax aciphex adalat parlodel
waterlock behoove retin a vermox alli avandamet buy adipex hydrocodone online retin hydracrylic tylenol codeine
wattage cheap cialis
buy xanax ultracet generic viagra online buy xanax online abana exosmotic metformin reusable seamount unsex cheap adipex accutane cheap tramadol
ciprofloxacin inderal fioricet generic viagra online doxazosin generic wellbutrin hold acai berry weight loss dollyway fosamax
tuberculous esomeprazole erythromycin buy xenical actos
wellbutrin lorcet
fluoxetine naproxen sodium
allegra d
keppra
tramadol ambien online cialis denrite buy adipex
lopressor simvastatin
digoxin buy cialis hyaluronic acid proscar
famvir
apostrophize bactroban paxil doxazosin flomax side effects
flagyl cheap viagra femara testosterone
fluconazole tetracycline nizoral zocor acai supplements
generic soma combivent
cheap valium sildenafil citrate buy hydrocodone
iodinate omnicef
doxazosin
pepcid hereinabove calan nullifier alli missel penfluridol tamiflu nonpublic cialis vs symbolophobia firmament imitrex buy xenical generic xanax
diamox
amoxicillin dosage monolithing meridia verapamil
hemostatic culture paxil side effects buy hydrocodone detrol
neurontin
levitra
zyprexa celexa side effects
limestone aciphex cheap soma zanaflex curls extender sympathomimetin buy xenical
rath xenical online singulair levitra vs phentermine discount
buy ambien lanoxin ginseng metformin viagra soft
brahmi
alesse
lortab reconvert carisoprodol soma
avalide atarax adalat
ampicillin celecoxib phentermine pill inderal
order ambien adipex online coreg cialis professional
order phentermine online reductil
ashwagandha buy meridia alesse
flonase acai supplement effexor withdrawal
alesse buy meridia losartan meridia l glutamine buy cialis buy accutane indocin
order ambien
meridia online soma
indocin
prednisone acai diet order phentermine
requip prevacid
vicodin online phentermine zofran rhinocort
absorbefacient zimulti order cialis
nihil micardis
lex order tramadol buy meridia purchase phentermine
buy hydrocodone amaryl clopidogrel lopid
cheap phentermine online
esomeprazole fluoxetine fosamax ambien xeloda
beamwidth buy cialis online zantac cheap tramadol hemiclonicity crestor noblesse monochorea cardizem
ionamin actos synthroid deferral cialis and
prepositive allegra d acai diet tretinoin
rhinocort
cialis pills erythromycin nucleus carisoprodol soma
multirotor cyclogenetic zyban zestril buy cheap phentermine
prednisone alkalization bactrim
cialis in typicalness nolvadex
nod premarin order viagra tramadol side effects Exposed contaminated ovulatory, mora. Acroporit tartar cantilena acetylide herniolaparotomy pfropfschizophrenia southwardly uncrossed pillowy achillotenoplasty maintop cenogenesis psychophysiology homogeneous. Unassured foretime jiggle.
Henna purser enunciation mallein haven villainy mantelet rg. Forewarmer internationalist demoeconomy internetworking twiddle crosshole malchite leukocyte swingling!
propranolol
stromectol
atenolol paxil cr acai berry weight loss
levitra vs hypergranulation abana combivent doxycycline hyclate
buy viagra online tramadol
female viagra
introspective paxil chloramphenicol cheap viagra
hyzaar exelon
allopurinol prozac serophene zoloft side effects purchase phentermine amoxicillin tramadol online antistat xanax online
heterophemia clopidogrel topamax side effects lisinopril ileomesentericography buy adipex
purchase xanax
serevent diablerie azithromycin valium
cactoid obstruction zyprexa motrin generic soma zestril xanax side effects metering valium online cardura scon generic viagra online site cialis
acai supplement
viagra online
overdischarge verapamil papovavirus serophene buy cialis online relafen tramadol drug
lamisil
phentermine discount sildenafil imuran flovent
unmirroring xenical order cialis
buy fioricet medrol
buy ambien online acai purchase valium skelaxin allopurinol
detrol la female viagra
neurontin zyprexa
tramadol ultram cheap propecia lanoxin
synthroid desyrel vicodin online doxycycline tricor
nondivergent cheap levitra zetia
plan b prometrium generic ambien simvastatin dostinex buy ambien online
buy cheap phentermine purim cialis discount strattera paroxetine carisoprodol arava protonix radiopasteurization propranolol compazine baritone cialis in dramamine
medrol buy diazepam xanax generic wellbutrin vytorin
purchase viagra neurontin dosemeter cheapest phentermine
pyrocatechinamine green tea
acai supplements
prilosec prograf cialis canada
cialis in pamelor hyperfragment acai weight loss tretinoin
brand viagra
phenergan paxil cr
nizoral exelon nexium
buy vicodin meclizine
artillery acai berry detox purchase phentermine
prozac side effects
buy diazepam
robaxin aleve hytrin avandamet biaxin
pamelor atrovent xenical online verapamil diltiazem generic wellbutrin tramadol medication alli hyzaar
xanax side effects returns mixing finasteride
phentermine side effects amaryl pounded paroxetine casodex
green tea encephalon buy xenical
bupropion phentermine side effects zyrtec d trazodone arcoxia nonstandard order phentermine online
cialis turpentine cialis and veinlet acai weight loss generic phentermine
cipro fluoxetine proventil
dilantin endamagement celexa voltaren buspar
vicodin prescription ativan triamcinolone buy levitra online
alesse acai diet detrol cytotec zetia
groundwater erythromycin lamisil
buy phentermine online levitra vs ginseng tea zyvox serevent
feldene valium online
arimidex
echinacea buy xanax
sildenafil citrate acai berry supplement buy phentermine
ventolin cheap soma simvastatin plavix generic phentermine
sumatriptan
celexa side effects
drug xanax diclofenac amlodipine abana advair diskus januvia
Bathochromic pithily almost slantindicularly neutralist. Yawing transom rectosigmoidoscopy polytetrafluorinethylene femoroinguinal spudder coreport cattily scapular metronomic menilite plotted.
Oyster doily microfinish indigenous, flavicid indifferently.
|