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Carros Civis Alemães Como Staff Cars - Parte 4
Autor: Ricardo P-40

Identificação de veículos civís usados como Staff Cars - Parte 4

     A quarta parte desse artigo é dedicada a marca que é considerada como o principal símbolo da indústria automobilística alemâ, a Mercedes-Benz.

MERCEDES-BENZ

     A historia da Mercedes-Benz remonta a 1885 quando Karl Benz construiu um triciclo motorizado, que veio a ser patenteado no ano seguinte com o nome de "Benz Patent Motorwagen", e que é considerado com sendo "o primeiro verdadeiro automóvel construído no mundo". Por sua vez Gottlieb Daimler juntamente com seu sócio Wilhelm Maybach adaptaram com sucesso um motor a gasolina em uma charrete fazendo com que essa se movimentasse sem cavalos em 1886. No entanto, embora Karl e Gottlieb vivessem a cerca de 60 milhas um do outro, ambos nunca chegaram a se conhecer e nem tão pouco tiveram contato com os respectivos trabalhos.

     Karl Benz continuou aperfeiçoando o seu Motorwagen e vendeu o seu primeiro veículo em 1888 vindo a construir o seu primeiro modelo de quatro rodas em 1891. A Benz & Cie não só foi a primeira a construir um automóvel, com também se tornou a maior empresa mundial do ramo por volta de 1900. Em 1889 Daimler e Maybach construiram o seu primeiro automóvel propriamente dito e fundaram a Daimler Motoren Gesellschaft (DMG) no ano seguinte, vindo a comercializar seus carros a partir de 1892.

     Emil Jellinek, no início do século XX, era um diplomata austríaco e entusiasta por automóveis com os quais comercializava e que tinha por costume pintar nos carros com que participava das corridas de seu tempo o nome de sua filha "Mercedes" como símbolo de sorte. Maybach, que havia assumido a direção da DMG desde a morte de Gottlieb Daimler em 1890, assinou um acordo de financiamento do desenvolvimento de um novo modelo em 1902 com Jellinek , que desde 1901 também era um dos diretores da DMG, e esse veio a ser o primeiro modelo a levar o nome "Mercedes". Jellinek obteve ainda a concessão de exclusividade de comercialização dos veículos da DMG na Austria-Hungria, França, Belgica e Estados Unidos usando a marca Mercedes, uma vez que com a morte de Gottlieb a DMG vendeu o direito de exclusividade de uso do nome Daimler para outros países inclusive para Inglaterra onde veículos de produção local começaram a ser comercializados com a marca Daimler. 

     Nos anos que antecederam a WWI tanto a DMG quanto a Benz participaram de diversas corridas com o propósito de promover seus veículos, sendo que até o Grand Prix da França de 1908 a DMG havia obscurecido a Benz nas competições, a  partir de então as duas equipes passaram a disputar em pé de igualdade a liderança das provas. Com o início da WWI ambas empresas tiveram suas instalações convertidas para a produção de equipamentos militares. Após o conflito com a crise econômica que se instalou na Alemanha a venda de automóveis caiu vertiginosamente deixando ambas as empresas em péssima situação. Apenas a título de comparação em 1923 cerca de 80% dos 15 milhões de registros de carros novos no mundo ocorreram nos Estados Unidos, sendo que a metade desses eram da marca Ford, ou seja enquanto a Ford vendeu cerca de 6 milhões de carros nesse ano, a Benz & Cie. vendeu 1.382 carros e a DMG apenas 1.020. Porém apesar das dificuldades financeiras ambas empresas continuaram a obter grandes sucessos nas competições. Em 1924, para poderem sobreviver a crise, as duas empresas assinaram um "Acordo de Interesse Mútuo" com validade até ano 2000, onde cada empresa manteria a sua própria identidade. Finalmente em junho de 1926 ambas empresas optaram pela fusão e a partir de então a nova empresa passou a se chamar Daimler-Benz AG e seus produtos passaram a ser comercializados com a marca Mercedes-Benz. Como símbolo da nova empresa adotou-se originalmente a estrela de três pontas, que havia sido desenhada por Gottlieb Daimler para demonstrar a versatilidade que seus motores tinham para o uso na terra, no ar e no mar, contornada pela coroa de louros que era o simbolo da Benz & Cie., sendo que a logomarca atual com estrela inscrita no arco plano só foi adotado em 1937.

Propaganda alusiva a fusão da Daimler com a Benz e ao novo nome Mercedes-Benz

Logomarca original da Mercedes-Benz

    A fusão trouxe resultados a curto prazo, já em 1927 a produção subiu para pouco menos de 8.000 veículos, no mesmo ano o primeiro caminhão a diesel foi lançado no mercado e os primeiros carros a levarem a nova marca foram as versões Stuttgart e Mannheim. Karl Benz faleceu em 1929 e a Mercedes-Benz seguiu produzindo além de carros e caminhões, motores para barcos, aviões e Zeppelins.   Em 1930 foi lançado o modelo 770 Grosser movido por um motor de 8 cilindros e 7,6 Litros. Ainda nos anos 30 a Mercedes-Benz alcançou grande sucesso nas pistas de corrida com as famosas "Flechas de Prata", nome pelo qual seus carros de corrida ficaram conhecidos depois que removeram a tinta branca da Mercedes W25 do piloto Rudolph Caracciola com a finalidade de reduzir o peso deixando assim o metal natural exposto. Entre as principais características da Mercedes-Benz ao longo de sua história sempre  esteve a excelência pela qualidade de seus produtos e o pioneirismo na utilização de novas tecnologias, cabe a ela entre outras coisas o primeiro carro a diesel  o modelo 260D de 1936 concebido originalmente para uso como taxi e do qual foram produzidas cerca de 2000 unidades. Entre os diversos modelos produzidos no período que antecedeu a WWII alguns se tornaram clássicos admirados até hoje como as famosas roadsters 500K e 540K. No entanto o modelo que obteve maior sucesso no período foi a Mercedes-Benz 170V (W136) da qual foram produzidas 71.973 unidades entre 1935 e 1942, o mesmo foi concebido para ser um carro popular de baixo custo no qual o fator segurança foi bastante considerado,  a maior prova da excelência do seu projeto é que o mesmo voltou a ser produzido de 1946 a 1950 sendo o principal responsável pela recuperação da empresa no imediato pós-guerra. Durante a WWII a Daimler-Benz foi um dos maiores fornecedores de equipamentos para as forças armadas alemães o que incluiu entre outros ítens, carros, caminhões e motores de aviação. A Mercedes-Benz saiu da WWII com a maior parte de seu parque industrial destruído e com a sua reputação manchada por acusações de uso de mão de obra escrava em suas fábricas durante a guerra. A recuperação ocorreu de forma lenta a partir de 1946 com o reinício da produção de veículos, ainda durante a década de 50 a Mercedes voltou a obter sucesso nas pistas de corrida tendo Juan Manuel Fangio como seu piloto.  Atualmente a Mercedes-Benz é parte do grupo Daimler-Chrysler.  

Cartaz sobre a dupla vitória da Mercedes-Benz no Grand Prix de Tripoli de 1939

Propaganda da Mercedes-Benz durante a WWII

 

MERCEDES-BENZ 770K W07 GROSSER

     Foram produzidas 119 unidades de 1930 a 1938 quando foram substituídas pelo modelo W150, entre seus usuários estavam o Papa, o Imperador do Japão, o ex-Kaiser Guilherme II, além do presidente Hindemburg e Hitler.

Mercedes-Benz 770 W07 usada por Hitler nos primeiros anos de governo

Outra foto do mesmo carro visto por outro ângulo

Essa Mercedes-Benz 770 W07 Cabriolet F de 1932 serviu ao ex-Kaiser Guilherme II quando no exílio

Essa é uma das três Mercedes-Benz 770 W07 Grosser Pullman-Limousine de 1935 que serviram ao imperador japonês Hirohito, outra idêntica a essa está atualmente no museu da Mercedes-Benz cedida pela Família Imperial Japonesa 

Mercedes-Benz 770K W07 Castagna Cabriolet de 1931

Mercedes-Benz 770K W07 Voll & Ruhrbeck Cabriolet Limousine de 1930

 

MERCEDES-BENZ 170 W15

     Quando lançado em 1931 esse modelo foi considerado muito avançado, entre outras razões pela suspensão traseira independente, forma produzidas 13.775 unidades até 1936. 

Mercedes-Benz 170 W15 de 1931

Mercedes-Benz 170 W15 L300

MERCEDES-BENZ 200 W21

    O modelo também conhecido como Stuttgart foi produzido de 1932 a 1937 totalizando 15.622 unidades. 

Mercedes-Benz 200 W21 de 1938

Mercedes-Benz 200 W21 Cabriolet B de 1935

MERCEDES-BENZ 380 W22

     Foram produzidos 154 carros desse modelo entre 1933 e 1934, apresentava como novidade para a época suspensão independente nas quatro rodas.

Mercedes-Benz 380K Cabriolet de 1933

Mercedes-Benz 380K Cabriolet

MERCEDES-BENZ 290 W18

     Foram produzidas de 1933 a 1937 7.497 unidades incluindo a versão 290 lang (alongada), quando foi então substituido pelo modelo 320.

Mercedes-Benz 290 lang. by Erdmann & Rossi Staff Car da Wehrmacht

Mercedes-Benz 290 Staff Car da Wehrmacht na Holanda

Mercedes-Benz 290 Cabriolet Staff Car da Luftwaffe

Mercedes-Benz 290 W18 Cabriolet D de 1933

Mercedes-Benz 290 lang. Cabriolet A de 1935

MERCEDES-BENZ 130H W23

    Lançado em 1934 o modelo 130H já era inspirado no novo conceito de carro popular e incorporava o design streemlined associado a um motor traseiro. Embora não tenha sido considerado um sucesso comercial de uma certa forma influenciou no desenvolvimento do modelo KdF da Volkswagen. Foram produzidos 4.298 carros até 1936. 

Mercedes Benz 130H da Wehrmacht

Mercedes-Benz 130H W23

Mercedes-Benz 130H W23

Mercedes-Benz 130H W23 Cabrio-Limousine de 1935

Mercedes-Benz 130H W23 Cabrio-Limousine de 1935

MERCEDES-BENZ 500K W29

     Veio a substituir a versão 380 possuindo um desempenho muito superior a esta, eram considerados carros de luxo, sendo portanto extremamente caros para época, 354 veículos foram produzidos de 1934 a 1936.

Mercedes-Benz 500K Cabriolet C 1935

Mercedes-Benz 500K Cabriolet B 1937

Mercedes-Benz 500K Roadster 1934

MERCEDES-BENZ G4 W31

     Embora a princípio se trate de um veículo desenvolvido para uso militar, era usada principalmente na função de carro de parada de autoridades e chefes de estado. Um total de 57 destes veículos foram construídos de 1934 a 1939.

Hitler a bordo de uma Mercedes-Benz G4 da Wehrmacht

Herman Göring desfilando a bordo de uma Mercedes-Benz G4 com placa civil

Mercedes-Benz G4 W31 do Museu Sinsheim

Essa Mercedes-Benz G4 W31 de 1939 foi presenteada por Hitler ao Generalíssimo Franco, atualmente pertence a Família Real Espanhola, é a que se encontra no estado de maior originalidade dentre os exemplares sobreviventes.

Mercedes-Benz G4 W31 de 1939 do Generalíssimo Franco

MERCEDES-BENZ 260D W138

     Esse foi o primeiro carro a diesel construído no mundo, foram produzidas 1.967 unidades de 1935  1940, sendo que o objetivo original é que estes fossem empregados como taxi. 

Mercedes-Benz 260D de 1935

MERCEDES-BENZ 230 W21

     Trata-se de um desenvolvimento da versão 200 da qual foram produzidas 5000 carros de 1936 a 1937.

Mercedes-Benz 230 W21 Staff Car da Luftwaffe

Mercedes-Benz 230 W21 Cabriolet B de 1936

Mercedes-Benz 230 W21 Cabriolet de 1936

MERCEDES-BENZ 540K W29/W24

     Considerado o carro de melhor desempenho e talvez o mais bem construído de sua época a versão 540K foi um desnvolvimento direto da versão 500K a qual substituiu. Em virtude do seu preço extremamente alto sómente 406 carros foram construídos de 1936 a 1939, entre seus compradores estavam diversos membros da emergente classe artística de Hollywood do final dos anos 30.

Mercedes-Benz 540K Staff Car de Hermann Göring

Essa Mercedes-Benz 540K Cabriolet foi capturada em Obersalzburg perto de Berchtesgaden no final da guerra, pintada de Olive Drab e usada como Staff Car pelas forças de ocupação norte americanas.

Pesquisas recentes revelaram que essa Mercedes-Benz 540K Cabriolet A de 1939 hoje pertencente a um colecionador italiano, foi confiscada de seu proprietário original em 1943 na Alemanha e posteriormente usada pelo Marechal Kesselring em Roma quando comandava as forças alemães na Itália

Mercedes-Benz 540K Cabriolet A de 1937 premiada no concurso de elegância de Pebble Beach 

Mercedes-Benz 540K W24 Phaeton de 1935

Mercedes-Benz 540K de 1939

MERCEDES-BENZ 170H W28

     Desenvolvido em 1936 por Ferdinand Porsche como um substituto do modelo 130 não obteve muito exito nas vendas com 1.507 carros produzidos até 1939, porém seu desenvolvimento foi uma influência decisiva no projeto do KdF Wagen.  

Mercedes-Benz 170H W28 do NSKK

Mercedes-Benz 170H W28 de 1936

Mercedes-Benz 170H W28 de 1936

 

MERCEDES-BENZ 170V W136

     Lançada no Berlin Auto Show de fevereiro de 1936 foi o carro mais vendido pela Mercedes-Benz antes da guerra, chegando a 71.973 unidades produzidas até 1942 em suas diferentes combinações de carrocerias. Foi ainda com esse modelo que em 1946 a Mercedes-Benz reiniciou sua produção de automóveis sendo o principal responsável pela recuperação da empresa no pós-guerra. Foi largamente empregado como Staff Car durante a WWII sendo certamente o modelo civil da Mercedes mais facilmente encontrado nessa função nas fotos da época. Atualmente existe ainda um número razoavel desses carros restaurados como Staff Cars tanto em museus como nas mãos de particulares. 

Mercedes-Benz 170V Sedan Staff Car da Wehrmacht

 

Mercedes-Benz 170V Sedan restaurado como Staff Car da Luftwaffe

Mercedes-Benz 170V Sedan restaurado como Staff Car da Wehrmacht

Mercedes-Benz 170V Sedan de 1942 restaurado como Staff Car em um museu da República Tcheca

Mercedes-Benz 170V Sedan de 1938

Mercedes-Benz 170V Cabrio-Limousine Staff Car da Wehrmacht

 

Mercedes-Benz 170V Cabrio-Limousine de 1937

Mercedes-Benz 170V Cabriolet da SS

Mercedes-Benz 170V Cabriolet de 1940 restaurado como Staff Car da Kriegsmarine

Mercedes-Benz 170V Cabriolet A de 1939

Mercedes-Benz 170VG com dispositivo de gasogêneo instalado

MERCEDES-BENZ 230 W143

     Trata-se de um desenvolvimento do modelo 230 com diversos aperfeiçoamentos do qual foram produzidas 19.324 unidades de 1937 a 1941.

Mercedes-Benz 230 W143 Staff Car da Kriegsmarine portando pennant de Vice-Almirante

Mercedes-Benz 230 W143 Sedan Staff Car da Wehrmacht

Mercedes-Benz 230 W143 Sedan de 1940

Mercedes-Benz 230 W143 Limousine

Mercedes-Benz 230 W143 Cabriolet Staff Car da Wehrmacht

Mercedes-Benz 230 W143 Cabriolet Staff Car da Wehrmacht

Mercedes-Benz 230 W143 Cabriolet Staff Car da Luftwaffe

Mercedes-Benz 230 W143 Cabriolet A de 1937

MERCEDES-BENZ 320 W142/320N W142I

     Sucessora da versão 290 a qual incorporou diversas melhorias obtendo uma melhor performance, foram fabricados 5.097 carros de 1937 a 1942 com diferentes arranjos de carrocerias nas versões 320 W142 (Lang) e 320N W142I. 

Mercedes-Benz 320 W142 Staff Car da Luftwaffe

Mercedes-Benz 320 W142 Pullman Limousine de 1937 caracterizada como Staff Car para uma filmagem na Polônia

Essa é a Mercedes-Benz 320 W142 Cabriolet B na qual o Reichsprotektor da Tcheco-Eslováquia ocupada Reinhard Heydrich sofreu o atentado de maio de 1942 em Praga que lhe causou a morte

O mesmo carro encontra-se hoje preservado na República Tcheca numa reprodução da cena do atentado

Até mesmo os danos causados pela granada foram preservados como no dia do atentado

Mercedes-Benz 320 W142 Cabriolet B Staff Car do General Von Brauchtisch

Mercedes-Bens 320 W142 Cabriolet B Staff Car da Wehrmacht

Mercedes-Benz 320 W142 Cabriolet B Staff Car da Luftwaffe

Mercedes-Benz 320 W142 Cabriolet B

Mercedes-Benz 320 W142 Cabriolet A Staff Car da Luftwaffe na Itália

Mercedes-Benz 320 W142 Cabriolet A de 1938

Mercedes-Benz 320 W142 Ambulância de 1937

MERCEDES-BENZ 230 W153

    Foi o último desenvolvimento da série 230 incorporando algumas melhorias em relação a versão W143, foram produzidas 4.210 unidades de 1938 a 1943.

Mercedes-Benz 230 W153 Staff Car da Wehrmacht

Mercedes-Benz 230 W153 de 1939

Mercedes-Benz 320 W153 Cabriolet A de 1940

MERCEDES-BENZ 770K W150 GROSSER

     Foi uma evolução direta da versão W07 que embora mantivesse basicamente o mesmo motor trazia uma série de melhoramentos tanto na parte estrutural quanto na mecânica. A versão normal atingia a velocidade de 170km/h e a partir de 1940 passou-se a produzir uma versão blindada e com pneus à prova de bala cuja velocidade ficava limitada aos 80km/h. Foram produzidos ao todo 88 carros de 1938 a 1943, sendo que destes muito poucos foram vendidos a particulares pois a grande maioria foi destinada ao governo alemão. Dentre os carros destinados ao governo alguns foram alocados para o uso do chefe de estado, outros a ministros e outras autoridades, e outros tantos doados a chefes de estado de outras nações com as quais a Alemanha pretendia estreitar suas relações. 

     No após guerra a estreita associação desse modelo com a liderança do III Reich gerou uma série especulações no mercado de carros antigos e de relíquias militares dando margem a diversos tipos de fraudes. Haja vista que não apenas o preço de revenda desses carros tornou-se supervalorizado, como também cobrar para expor o carro de algum ex-lider nazista tornou-se um negócio bastante lucrativo. Dessa forma, atualmente dentre os exemplares que se encontram em exposição pública, a maioria é apresentada como tendo pertencido ou a Hitler ou a algum outro personagem conhecido de seu governo tornando-se as vezes difícil distinguir a verdade da farsa. Dentre esses procurei relacionar aqui aqueles que quer pela seriedade dos locais onde se encontram expostos ou por seu histórico conhecido possuem um pouco mais de credibilidade.

AS MERCEDES-BENZ 770K W150 DE HITLER

     Segundo algumas fontes haviam duas Mercedes-Benz 770K W150 alocadas para uso exclusivo do Reichskanzler, porém nas fotos em que Hitler aparece nos desfiles podemos observar que ele usou vários carros diferentes nessas ocasiões, deixando-nos a idéia de que era usado aquele que estivesse mais a mão no momento independentemente de ser de sua dotação pessoal ou não.

Essa Mercedes-Benz 770K W150 aparece em várias fotos da época com Hitler a bordo o que nos leva a crer que fosse um dos dois carros alocados exclusivamente a ele 

 

Embora com algumas alterações na aparência este seria o mesmo carro acima, que após ter sido capturado pelos americanos em Berchtesgarten se encontra hoje em exposição na França

Essa Mercedes-Benz 770K W150 de 1940 que hoje se encontra no Canadian War Museum em Ottawa também foi usada em algumas ocasiões tanto por Hitler como por Hermann Göring

A Mercedes-Benz 770K W150 do Museu Sinsheim também teria sido usada por Hitler pelo menos em uma ocasião

Hitler e Mussolini desfilando em Viena em 1939 numa Mercedes-Benz 770K W150

AS MERCEDES-BENZ 770K W150 DE HERMANN GÖRING

    Hermann Göring possuia fama de ser extremamente vaidoso e ambicioso por objetos finos e caros, essas características parecem também ter se revelado na escolha de seus carros. Dos líderes do III Reich ele é o que aparece com o maior número de carros luxuosos diferentes nas fotografias da época, muitos deles de sua propriedade pessoal. Atualmente existe um número razoável de carros de diversos modelos espalhados pelo mundo que se alega ter pertencido a ele, não se sabendo porém quais deles podem ter a sua autenticidade comprovada. No caso das Mercedes-Benz 770K W150 usadas por ele é mais provável que estas fossem de propriedade do governo Alemão e cedidas a ele em função dos cargos de Ministro e Marechal do Reich que ocupava. Foi justamente a bordo de uma dessas Mercedes que ele se dirigiu ao encontro de seus captores americanos quando se rendeu ao final da guerra. O seu captor, o General Brigadeiro Robert I. Stack da 36ª Divisão de Infantaria americana, tentou ainda usar esse carro por algum tempo. Porém como se tratava de uma das Mercedes a prova de balas, este logo desistiu da idéia, haja vista ser este muito lento e pesado para uso em estradas. Segundo ainda o Gen. Stack tal carro estaria atualmente no museu da Academia Militar de West Point.

Mercedes-Benz 770K W150 Staff Car de Hermann Göring numa foto com assinatura dele

Essa Mercedes-Benz 770K W150 capturada pela 101ª Divisão de Paraquedistas, a qual também foi atribuída a Hermann Göring, não é o mesmo carro com qual Göring se rendeu

MERCEDES-BENZ 770K W150 DE HEINRICH HIMMLER

     Heinrich Himmler foi um dos personagens mais intrigantes e obscuros do III Reich do qual muita coisa não se sabe até os dias de hoje, isso se aplica também aos carros usados por este dos quais poucas fotos existem, porém essa Mercedes-Benz 770K W150 Limousine de 1943 que hoje se encontra no museu Sinsheim talvez seja um dos poucos, se não o único, carro dele sobrevivente.

 

Mercedes-Benz 770K W150 Limousine de 1943 que pertenceu a Heinrich Himmler atualmente no museu Sinsheim

MERCEDES-BENZ 770K W150 DE ERWIN ROMMEL

     Um dos maiores mistérios que encontrei durante essa pesquisa, foi essa curiosa Mercedes-Benz 770K W150 camuflada e com marcações americanas que se encontrava em um depósito aliado de equipamentos na França ao final da guerra, onde esta estava classificada como sendo o Staff Car de Rommel. Embora eu não tenha encontrado nenhuma outra evidência de que Rommel tivesse usado um carro desses, o fato dela ter sido camuflada dessa forma sugere que pretendia-se usá-la em locais de vegetação e sujeitos a ataques aéreos, o que seria condizente com o carro de alguém como Rommel que percorria com frequência as regiões próximas as linhas de frente. Curiosamente a RIO miniaturas lançou recentemente uma "Mercedes 770K com a figura do Rommel" só que com pintura e marcações do Afrika Korps.

Mercedes-Benz 770K W 150 que se encontrava em um depósito na França e classificada como Staff Car de Rommel

MERCEDES-BENZ 770K W150 DO MARECHAL MANNERHEIM

     Em dezembro de 1941 o Marechal Mannerheim, Comandante-em-Chefe das Forças de Defesa da Finlândia, recebeu de presente de Hitler uma Mercedes-Benz 770K W150 Cabriolet F Offener Tourenwagen blindada. Pelo que consta o carro era um dos preferidos de Mannerheim e era usado freqüentemente, a despeito do alto consumo de combustível especial (27 litros para cada 100Km rodados) que era importado da Alemanha especificamente para o carro. Após a eleição de Mannerheim em 1944 para a Presidência da República e a subseqüente ruptura da Finlândia com o Eixo, o carro deixou de ser usado sendo substituído por um Packard Limousine de 1939 como forma de demostração da mudança de posição da Finlândia em relação ao Eixo. Com a saída de Mannerheim  do governo em 1946, o custo exorbitante de manutenção do carro associado a  politicamente indesejável lembrança do vínculo da Finlândia com a Alemanha de Hitler que este trazia, levou o governo finlandês a vendê-lo a um particular na Suécia. Nos anos subseqüentes o carro trocou de dono várias vezes na Suécia até ser usado como pagamento de uma dívida a uma empresa norte americana. Em meados dos anos 70 o carro atingiu notoriedade ao ser vendido por uma soma exorbitante em um leilão no Arizona como sendo um dos carros de Hitler. A despeito da imprensa finlandesa ter alertado as agências de notícias norte americanas sobre a farsa, o caso foi abafado e o carro voltou a ser vendido outras vezes por valores absurdos. 

Mercedes-Benz 770K W150 Cabriolet F Offener Tourerwagen do Marechal Mannerheim da Finlândia

Mercedes-Benz 770K W150 Cabriolet F Offener Tourerwagen do Marechal Mannerheim da Finlândia

MERCEDES-BENZ 770K W150 DO GENERALÍSSIMO FRANCO

     Em 1936 Hitler deu de presente ao Generalíssimo Francisco Franco da Espanha essa Mercedes-Benz 770L W150 Pullmann Limousine blindada. Com a morte de Franco o carro foi herdado pela Família Real Espanhola que o enviou juntamente com a Mercedes G-4, também herdada de Franco, para restauração nas oficinas do Museu da Mercedes-Benz em Stuttgard.

Mercedes-Benz 770K W150 do Generalíssimo Franco quando em restauração nas oficinas do museu da Mercedes-Benz 

OUTRAS MERCEDES-BENZ 770K W150

    Além dos carros mencionados acima existem várias outras Mercedes-Benz 770K W150 preservadas atualmente, cujas origens não são mencionadas ou mesmo não possuem grande relevância histórica. Eventualmente esses carros são postos a venda e sempre obtem valores  elevados por serem ítens bastante cobiçados de coleção. 

Mercedes-Benz 770K W150 Tourenwagen de 1940

Mercedes-Benz 770K W150 Tourenwagen de 1940

Mercedes-Benz 770K W150 Pullman Cabriolet F de 1939

Mercedes-Benz 770K W150 Pullman Limousine


GLOSSÁRIO DE DESIGNAÇÔES DOS DIFERENTES TIPOS DE CARROCERIAS

       Muitos dos termos empregados para definir os primeiros tipos de automóveis acabaram por cair no esquecimento, já que foram sendo gradualmente abandonados ao longo do tempo e não mais são usados nos carros atuais. Resolvi portanto incluir aqui esse glossário de forma facilitar o entendimento dos mesmos já que estes têm sido constantemente empregados na descrição dos modelos que aparecem nesta série de artigos.         

       Desde os primórdios da indústria automobilística os fabricantes tiveram de adaptar variados modelos de carrocerias a seus veículos de forma atender aos diversos tipos de demanda do mercado consumidor. Como nos primeiros anos tanto a indústria automobilística quanto os consumidores ainda estavam muito atrelados aos conceitos e formas empregados nos veículos de tração animal é bastante natural que estes tenham recorrido a praticamente os mesmos termos que identificavam cada um dos formatos desses veículos  para designar as formas das carrocerias dos veículos de tração motora.     

  • BERLINE - Temo antigo para designar carro SEDAN de duas portas.
  • BROUGHAM - Significa carro com a porção da carroceria destinada aos passageiros coberta e a do motorista aberta, também são chamados de COUPÉ LIMOUSINE ou COUPÉ CHAUFFEUR. 
  • BUSINESS COUPE - Termo usado para definir tipo de COUPÉ de duas portas e traseira baixa, os quais não eram equipados com determinados acessórios como rádio ou "banco da sogra" caracterizando assim um veículo exclusivamente para trabalho. 
  •  CABRIOLET - O termo é originário de um tipo de charrete de duas rodas que assim era chamado na França, na indústria automobilística foi adaptado aos automóveis cuja capota de material flexível possa ser dobrada para trás deixando o interior do veículo exposto, no Brasil é mais empregado o termo CONVERSÍVEL para designar esse tipo de veículo.
  • CABRIO-LIMOUSINE - Carro cujo teto é feito de lona podendo ser abaixado para trás e as estruturas laterais são partes componentes fixas da carroceria.  
  • COUPÉ - O termo é empregado para designar veículos de teto rígido de duas portas com dois ou quatro lugares no qual o espaço destinado a assento traseiro é bem menor que o dianteiro e cuja a capota vem abaixando gradativamente sobre o banco traseiro.
  • COUPÉ CHAUFFEUR - O mesmo que BROUGHAM ou COUPÉ LIMOUSINE.  
  •  COUPÉ CONVERTIBLE - Tipo de conversível cuja capota é feita de material rígido e pode ser dobrada para o interior da carroceria.
  • COUPÉ DeVILLE - Significa o mesmo que TOWN CAR.
  • COUPÉ LIMOUSINE - Termo equivalente a BROUGHAM ou COUPÉ CHAFFEUR.
  • DROPHEAD COUPE - Termo britânico equivalente a CABRIOLET.
  • FIXED-HEAD COUPE - Termo britânico usado para designar os COUPÉS de teto rígido.
  • HARDTOP - O termo é usado principalmente em veículos americanos de teto rígido que, diferentemente dos SEDANS, não possuem as colunas fixas separando os vidros laterais de forma a se parecerem com conversíveis com a capota levantada. 
  • LANDAU - O termo se origina de um determinado tipo de carruagem de luxo usada no século XIX cujas características eram os passageiros do banco da frente se sentarem voltados para os de trás e que quando sua a capota era levantada os seus suportes assumiam a forma de "S" nas suas laterais.  Como esse formato não se mostrou adequado quando aplicado aos automóveis, o termo ocasionalmente passou a ser usado de forma errônea para designar os veículos do tipo LANDAULET. Mais recentemente este passou a designar os veículos em cujas laterais da capota são aplicados enfeites metálicos de forma simularem os suportes dos antigos LANDAUS. 
  • LANDAULET - Designa carro que possui teto fixo sobre o banco da frente e as portas traseiras e eventuais bancos centrais, porém com um teto conversível sobre o banco de trás.
  • LIMOUSINE - Designa automóveis cujo banco do motorista fica separado do dos passageiros por um vidro.
  • PHAETON - Era usado para designar determinado tipo de carruagem aberta, na indústria automotiva passou a ser usado para definir carros abertos com duas ou três fileiras de bancos que embora possam ter teto conversível, não possuem nenhuma proteção lateral acima das portas.
  • ROADSTER - Originalmente era usado apenas para designar os veículos abertos de dois lugares que tinham apenas o para-brisa dianteiro como proteção aos ocupantes, com o tempo passou a designar também quaisquer veículos conversíveis de dois lugares. 
  • SALOON - O equivalente britânico de SEDAN.
  • SEDAN - Significa carro de teto rígido quatro ou mais lugares com duas ou quatro portas cuja capota possui a mesma altura sobre o banco traseiro que sobre o dianteiro. Nos carros norte americanos é diferenciado dos HARDTOPS pela presença de colunas fixas entre os vidros laterais. 
  • SEDANCA - Carro cuja área da carroceria destinada ao motorista é descoberta e a dos passageiros é coberta por uma capota conversível.
  • STATION WAGON - O termo tem sua origem nas carroças que eram usadas para fazer o transporte entre as estações de trem e as fazendas nos Estados Unidos e é usado para designar os veículos que no Brasil  são conhecidos como PERUAS.
  • TOWN CAR - São carros que possuem o compartimento de trás fechado e o compartimento do motorista com um teto removível, muitas vezes esse arranjo também era aplicado as LIMOUSINES, são conhecidos ainda como COUPÉ DeVILLE. 
  • WOODY - Variação das STATION WAGONS, cuja carroceria era construída predominantemente com madeira a qual era deixada a mostra nas laterais do veículo, protegida apenas por verniz. 
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