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Carros Civis Alemães Como Staff Cars - Parte 5
Autor: Ricardo P-40

Identificação de veículos civís usados como Staff Cars - Parte 5

     A parte 5 desse artigo é dedicada aos modelos que foram mais influênciados pelos conceitos da indústria automobilística norte americana que os demais em virtude de seus fabricantes a Opel e a Ford-Werke serem subsidiárias de empresas daquele país.

OPEL

                                                      

     Fundada em 1862 por Adam Opel, a empresa inicialmente se dedicou a produção de máquinas de costura e bicicletas. Em 1895, ano em que Adam Opel morreu, a empresa era a maior produtora de máquinas de costura da Europa e vendia cerca de 2.000 bicicletas por ano. Seus herdeiros adquiriram em 1898 a fábrica Lutzmann de automóveis em Anhalt e passaram a comercializar os carros projetados por Lutzmann com a marca Opel-Lutzmann, porém 2 anos depois a parceria com Lutzmann terminou e um novo contrato com a Darracq francesa foi celebrado, passando-se então a comercializar os novos carros com a marca Opel-Darracq. Em 1906 a Opel começou finalmente a produzir um carro que fora desenvolvido por ela própria em 1902, vindo então a romper o contrato com a Darracq em 1907. A partir de 1909 a empresa começou a comercializar o que seria o seu primeiro grande sucesso no mercado automobilístico, o modelo de 4/8 de HP que ficou mais conhecido "Carro de Médico", haja visto que custava a metade do preço dos carros de luxo vindo a fazer um grande sucesso principalmente entre a classe médica, que necessitava urgentemente de um veículo a um custo razoável para os deslocamentos de emergência que a sua profissão demandava. Em 1911 um incêndio destruiu a maior parte da fábrica em Anhalt que teve de ser totalmente reconstruída, a partir de então a Opel se dedicou exclusivamente a produção de carros, motocicletas e bicicletas, abandonando o segmento de máquinas de costura. Por volta de 1913 a Opel já se encontrava na posição de maior fabricante de carros da Alemanha, outro marco importante para a empresa foi a adoção em 1924 da primeira linha de produção em massa da Alemanha. Com a crise econômica de 1929 os decendentes de Adam passaram a procurar por um parceiro econômico capaz de dar o suporte necessário a empresa, a resposta veio através da General Motors norte americana que adquiriu 80% do controle da empresa em 1929, vindo a comprar os 20% restantes em 1931, porém deixando a Opel com uma grande autonomia de decisões. Durante os anos 30 a Opel se tornou o maior produtor de automóveis da Europa, totalizando mais de 100.000 veículos em 1935, sendo desses 25.000 caminhões Opel Blitz. Ainda em 1935 foi lançado o Opel Olympia que foi o primeiro carro alemão a ter a sua carroceria totalmente construída em aço. Uma outra vantagem que a integração ao grupo GM trouxe nesse período foi a possibilidade de alcançar outros mercados como Japão, China e America do Sul. Durante a WWII a Opel interrompeu a produção de automóveis se dedicando quase que exclusivamente ao fornecimento de caminhões as forças armadas. Ao final da guerra suas fábricas haviam sido seriamente atingidas e a linha de montagem do Opel Kadett teve de ser entregue aos russos a título de reparação de guerra, a partir de 1946 os caminhões Opel Blitz voltaram a ser produzidos, em 1947 foi a vez dos Opel Olympia e em 1948 os Opel Kapitän. Atualmente a Opel é uma das maiores subsidiárias do grupo GM, sendo a principal responsável pelo desenvolvimento da maioria dos modelos comercializados  por esta não só na Europa como também no restante do mundo.

Propaganda do Opel Olympia Cabriolet-Coach de 1939

 

OPEL 1,2 LITROS

     Lançado em 1931 foram fabricados 101.563 carros até 1935, sendo que o modelo ainda foi fabricado pela Steyr na Austria de 1931 a 1932.

Opel 1,2 Litros Cabrio-Limousine Staff Car da Wehrmacht

Opel 1,2 Litros Limousine de 1931

Opel 1,2 Litros Cabriolet 1932

OPEL 6

     Também era chamado de Opel 2,0 Litros dos quais foram produzidos 52.594 carros de 1933 a 1937.

Opel 6 Limousine Staff Car da Luftwaffe

Opel 6 Cabrio-Limousine Staff Car da Wehrmacht na França

Opel 6 Cabriolet Staff Car da Wehrmacht

Opel 6 Cabriolet Staff Car da Luftwaffe

Opel 6 Pullman Limousine de 1936

Opel 6 Cabriolet de 1934

OPEL 1,3 LITROS

     Trata-se de um derivado do Opel 6 de 2,0 Litros montado sobre um chassi mais curto do qual foram produzidas 29.002 unidades entre 1934 e 1935.

Opel 1,3 Litros Staff Car da Wehrmacht

Opel 1,3 Litros como Auto-Escola da Wehrmacht

Opel 1,3 Litros Cabrio-Limousine da Wehrmacht

Opel 1,3 Liter Cabriolet

Opel 1,3 Litros Cabriolet

OPEL P4

     Versão compacta e de baixo custo desenvolvida a partir do Opel 1,2 Litros da qual foram produzidas 65.864 unidades de 1935 a 1937.

O Opel P4 cumpriu um papel singular na Wehrmacht como simulador de tanque para treinamento

Opel P4 como simulador de tanque da Wehrmacht

 

Opel P4 de 1935

Opel P4 de 1935

Opel P4 Limousine de 1936

OPEL OLYMPIA

     Lançado em 1935 o Opel Olympia foi o primeiro carro feito na Alemanha com estrutura e carroceria totalmente em aço, foram produzidos 81.661 carros até 1937.

Opel Olympia Limousine 1935 Staff Car da Wehrmacht

Opel Olympia Cabrio-Limousine Staff Car da Wehrmacht

Opel Olympia Cabriolet 1935 Staff Car da Luftwaffe

Opel Olympia Cabrio-Limousine de 1936

 

Opel Olympia Cabrio-Limousine de 1936

Opel Olympia Cabrio-Limousine de 1936

OPEL KADETT

     O Kadett de 1936 era um compacto de duas portas que se enquadrava no conceito do "carro popular" vindo a fazer concorrência com o KdF Wagen que estava em desenvolvimento, foram produzidos 33.402 carros até 1937.

Opel Kadett 1937 Staff Car da Wehrmacht

Opel Kadett Cabrio-Limousine Staff Car da Wehrmacht

Opel Kadett de 1937 Staff car da Wehrmacht

Opel Kadett Limousine de 1936

OPEL SUPER 6

     Baseado na mesma carroceria do Opel 6 porém com motor de 2,5 Litros foram produzidas 46.453 unidades de 1936 a 1938.

Opel Super 6 Cabriolet de 1937 Staff Car da Wehrmacht

Opel Super 6 Cabriolet de 1937 Staff Car da Wehrmacht

Opel Super 6 Cabriolet Staff Car da Wehrmacht na França

Opel Super 6 Cabriolet de 1938

Opel Super 6 Cabriolet de 1938

Opel Super 6 Cabriolet A de 1938

Opel Super 6 Limousine Staff Car da Wehrmacht

Opel Super 6 Limousine de 1938

OPEL ADMIRAL

     Tratava-se do modelo de luxo da Opel do qual foram produzidos 6.404 carros de 1937 a 1939.

Opel Admiral Cabriolet Staff Car da Wehrmacht

Opel Admiral Cabriolet Staff Car da Wehrmacht

Opel Admiral Sanitätswagen da Luftwaffe

Opel Admiral como reboque de artilharia

Opel Admiral Sedan

Opel Admiral Cabriolet de 1937

Opel Admiral Cabriolet A

OPEL OLYMPIA OL38

     O Olympia OL38 era baseado na mesma versão anterior, porém com um novo motor que lhe dava maior potência e velocidade e com a frente redesenhada. Foram fabricadas 87.214 unidades de 1937 a 1943. Em 1947 voltou a ser produzido pela Opel até 1949 sem alterações significativas.

Opel Olympia OL 38 Sedan Staff Car da Luftwaffe

Opel Olympia OL 38 Sedan Staff Car da Luftwaffe, provavelmente pintado de Dark Yellow

Opel Olympia OL 38 Sedan Staff Car da Kriegsmarine Camuflado

Opel Olympia OL 38 Sedan caracterizado como Staff Car da Wehrmacht

Opel Olympia OL 38 Sedan

Opel Olympia OL 38 Sedan

Opel Olympia OL 38 Cabrio-Limousine Staff Car da Wehrmacht

Opel Olympia OL 38 Cabrio-Limousine Staff Car camuflado da Wehrmacht

Opel Olympia OL 38 Cabrio-Limousine Sanitätswagen da Wehrmacht

Opel Olympia OL 38 Cabrio-Limousine de 1938

OPEL KADETT K38 & KJ38

     As versões Kadett K38 e Kadett Junior KJ38 foram baseadas na versão de 1936/37 porém com novo motor e algumas alterações externas, de 1937 a 1943 foram produzidas 74.206 unidades. Em 1945 toda a linha de montagem dos Kadett foi entregue aos russos como indenização de guerra, os quais remontaram a fábrica em Moscou e retomaram a produção do modelo de 1947 a 1956 com o nome de Moskvitch 400.  

Opel Kadett KJ38 Limousine Staff Car da Wehrmacht

Opel Kadett K38 Limousine Staff Car da Wehrmacht na Russia

Opel Kadett K38 Limousine de 4 portas Staff Car da Wehrmacht na Russia

Opel Kadett K38 Limousine restaurado como Staff Car da Wehrmacht

Opel Kadett K38 Limousine de 1938

Opel Kadett K38 Cabrio-Limousine Staff Car da Wehrmacht

Opel Kadett K38 Cabrio-Limousine Staff Car da SS na Russia

Opel Kadett K38 Cabrio-Limousine Sanitätswagen da Kriegsmarine

Opel Kadett K38 Cabrio-Limousine restaurado como Staff Car da Luftwaffe

Opel Kadett K38 Cabrio-Limousine

OPEL KAPITÄN

     Considerado como um carro avançado para seu tempo o Opel Kapitän foi produzido de 1938 a 1943 totalizando 25.374 unidades. A versão Sedan voltou a ser produzida de 1947 até 1950.

Opel Kapitän Limousine Staff Car da Luftwaffe

Opel Kapitän Limousine Staff Car da Luftwaffe camuflado

Opel Kapitän Limousine Sanitätswagen da SS na Noruega

Opel Kapitän Limousine Staff Car da Wehrmacht na Africa do Norte

Opel Kapitän Limousine do museu Sinsheim restaurado como Staff Car da Wehrmacht

Opel Kapitän Limousine preservado com dispositivo de gasogênio

Opel Kapitän Limousine 

Opel Kapitän Cabriolet Staff Car da SS

Opel Kapitän Cabriolet de 1939

FORD

     Embora já houvesse a presença da Ford na Alemanha desde 1912, foi sómente em 1925 que se estabeleceu em Berlim a Ford Motor Co. AG com uma linha de montagem de caminhões modelo T a partir de peças importadas, sendo que os carros só começaram a ser montados a partir do ano seguinte. Em 1931 com a inauguração da nova fábrica em Colônia toda produção foi transferida para lá, inicialmente montando-se o modelo A e em 1932 o modelo B. Ainda em 1932 começou a ser produzido o Ford Köln que era o mesmo modelo Y lançado anteriormente na Inglaterra. A maioria dos modelos produzidos pela Ford alemã nada mais eram que os mesmos projetados em Detroit porém com nomes locais. Em 1939 a empresa foi reestruturada e recebeu o nome de Ford-Werke AG e a produção de automóveis prosseguiu até 1942. Durante a WWII a Ford também foi mobilizada para esforço de guerra fornecendo principalmente caminhões para as forças armadas. Da mesma forma que a maioria das empresas envolvidas no esforço de guerra alemão a Ford também foi acusada de empregar mão de obra escrava na sua produção durante o período, não se tendo até hoje estabelecido com certeza o nível conivência da matriz americana com o fato. Pesa ainda contra ela a suspeita de sua fábrica ter sido deliberadamente poupada pelas bombas americanas quando a própria cidade de Colônia foi arrasada no mesmo período, tendo ainda a Ford em 1967 obtido indenização de 1,1 milhões de dólares do governo americano pelos danos causados a fábrica de Colônia.  Ao final da guerra a produção de caminhões foi retomada sendo que o primeiro caminhão saiu da linha de montagem ainda no dia da vitória na Europa, a produção de automóveis só recomeçou em 1948 com o modelo Taunus. A Ford-Werke continua sendo até hoje uma das principais subsidiárias da Ford na Europa.

Propaganda da Ford-Werke AG de 1943

FORD KÖLN

     Baseado no Ford Y que havia feito sucesso na Inglaterra, o modelo Köln que foi lançado em 1932 não foi muito bem aceito pelo mercado alemão principalmente por ser mais caro que o modelo equivalente da Opel, só ficando em produção até 1935.

Ford Köln 1933

Ford Köln

FORD V8 G48

     O modelo V8 G48 era uma evolução direta do modelo B com motor V8 e foi produzido na Alemanha de 1935 a 1936, com 5.208 carros vendidos.

Ford V8 G48 Staff Car da Wehrmacht

Ford V8 G48 Sanitätswagen da Wehrmacht

Ford V8 G48 Cabriolet Staff Car

Ford G8 V48 Cabriolet de 1935

FORD V8 G81A

     Foi mais uma evolução dos Ford com motor V8 os quais foram produzidos de 1938 a 1939.

Ford V8 G81A Staff Car da Wehrmacht

Ford V8 G81A Cabriolet Staff Car da SS

Ford V8 G81A Cabriolet Staff Car da Wehrmacht

Ford V8 G81A

FORD EIFEL

     O Ford Eifel veio substituir a versão Köln, tendo obtido muito maior sucesso de vendas com 60.000 carros produzidos de 1935 a 1939.

Ford Eifel Cabrio-Limousine da Luftwaffe

Ford Eifel Cabrio Limousine da Luftwaffe

Ford Eifel Cabrio-Limousine da Wehrmacht

Ford Eifel Cabrio-Limousine

Ford Eifel Cabrio-Limousine

Ford Eifel Cabrio-Limousine

Ford Eifel Cabriolet do Leibstandarte SS na França

Ford Eifel Cabriolet de 1938

FORD TAUNUS G93

     Produzida de 1939 a 1942 a versão Taunus veio a substituir o Ford Eifel do qual usava a mesma mecânica, foi com essa mesma versão sem grandes modificações que a Ford retomou a produção de automóveis na Alemanha em 1948 dando seqüência a uma longa linhagem de Fords alemães que levaram o nome Taunus até os anos 90.

Ford Taunus G93 Staff Car da Luftwaffe

Ford Taunus G93 de 1939

Ford Taunus G93 de 1939

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