O Kit ICM:
O kit ICM vem dentro de uma caixa de papelão reforçada, com todas as peças acondicionadas em apenas um saco de plástico, o que não é muito bom para se evitar quebras de peças delicadas. Eu tive sorte, sendo que meu kit não apresentou nenhuma fratura, apenas algumas peças ligeiramente empenadas. O kit é composto de cinco árvores de peças, com a porção do teto da cabine em separado ( a minha veio perfeita, mas acho que muitos terão uma péssima surpresa ao abrir o saco plástico único...), além de uma árvore de transparências e de uma boa folha de decais (4 versões possíveis de montagem). Acompanham o kit um bom livreto de instruções, com figuras bem desenhadas e com um pequeno histórico do kit (russo e inglês). No site Toadman´s Tank Picture existe um excelente acervo de fotografias sobre as peças deste kit.
Fui direto observar as rodas deste kit. O detalhamento é fantástico, com marcações do fabricante (Firestone) e etc.
Mas o erro do fabricante é evidente. Os gomos do pneu não deveriam ser coincidentes, mas alternados.
A opção é consertar. Como o pneu é uma peça inteira, resolvi cortar o pneu no sentido longitudinal. Para isto, construi uma ferramenta para ser montada no motor-drill. Medindo a parte interna da roda:
A ferramenta de plasticard cortada com compasso. Os furos radiais serão necessários para fixar a roda na ferramenta:
A adaptação da ferramenta deve ser perfeita, para evitar movimentos excêntricos, ao cortar o pneu...
Antes de fixar a ferramenta na roda, devemos fazer uma marcação no interior da roda, para o futuro realinhamento das metades do pneu:
Agora, vamos amarrar a roda na ferramenta, usando arames de cobre finos, passando pelos furos das rodas e da ferramenta. Veja a sequência das fotos:
Corte o excesso dos fios de cobre e dobre as pontas para o centro da roda.
Monte a ferramenta com a roda no motor-drill. Este motor deve estar fixo, para o corte ser preciso.
Use uma serra fina de modelismo para cortar o pneu, enquanto o motor gira. Corte com cuidado e com leveza, para não gerar calor excessivo. Trabalhe sempre com a mão e a ferramenta apoiada.
O corte quase se completa. A porção final se rompe com mínima perda de substância de material. Por isso é que a marca de alinhamento é importante.
Remova a ferramenta, cortando os fios de cobre... Cuidado para não danificar o plástico da roda.
Cole com cola líquida, com pequenas gotas aplicadas por dentro da roda, desalinhando os gomos do pneu na banda de rodagem e desalinhando a marcação interna feita à lapis ou tinta.
A fenda resultante da perda de substância provocada pela serra será preenchida com um fio fino de sprue estirado, aplicado na fenda e colado com cola líquida. Veja as fotos:
Após a secagem da cola, lixe a banda de rodagem com cuidado, para não danificar os detalhes dos gomos.
Com isto, o defeito dos pneus está consertado. Vamos para a construção do kit. As peças são muito bem injetadas e seguimos o manual de instruções: Montagem das suspensões e transmissão:
Um dry-run com as rodas, para verificar o alinhamento...
A montagem das porções baixas do chassis continua:
Enquanto o chassis seca, vamos montar a cabine. Muito detalhada e bem injetada:
Componentes da cabine, que deverão ser pintados internamente, para a montagem do kit:
O motor é um kit em separado, uma pequena jóia. Como eu vou montar o caminhão com o hood fechado, não vou instalar o motor original, mas uma moldagem de sua porção inferior, para preencher o espaço do motor no chassis.
Colei o motor e o radiador de resina no chassi, preenchendo o espaço. Depois disto, fiz a montagem do banco e das alavancas de comando:
Pintura da cabine e painel. Os instrumentos do painel, assim como as plaquinhas de transmissão são em decal, o que facilita bastante o trabalho. Bancos, interior das portas e piso da cabine pintados.
A cabine montada, com um dry-run da cabine sobre o chassis, para conferir os alinhamentos:
Agora, novamente o scratch em ação: adaptação do lança-foguetes do kit Italeri: A primeira etapa é o corte dos fenders angulares, típicos do caminhão Zil. Estes cortes devem ser feitos com serra fina, tendo o cuidado para não danificar o bed do lança-foguetes:
Adaptação do bed do lança-foguetes. A espessura do bed coincide perfeitamente com a largura do chassi. A distância do final do chassi é de 10mm.
Como eu escolhi montar a versão com a roda sobressalente na lateral, usei a peça original da ICM para a roda sobressalente, só que a montarei na vertical. Fiz um círculo com plasticard para a fixação da roda e um círculo menor, para apoiar no orifício da roda. Veja as fotos abaixo:
Um dry-run da roda em seu suporte novo.
Adaptação do frame do lança-foguetes, colagem do tanque de combustível original e do filtro de combustível, do lado esquerdo do caminhão. As alavancas de deriva e de elevação também foram instaladas...
Do outro lado... Repare que a ponta do escapamento foi perfurada com estilete...
Adaptação dos escudos na cabine do Studer: a peça da Italeri deve ser retrabalhada em seu interior, para se conformar no perfil da cabine do caminhão. Com a porção inferior do tanque de combustível do Zil, fiz uma caixa de ferramentas com plasticard e sprue, instalado na porção traseira da cabine, sobre o chassis do Studebaker.
Detalhes da caixa de ferramentas: acessórios feito com folha de alumínio e fios de cobre. As nervuras na lateral da caixa de ferramentas foi feita com sprue fino.
Agora, a construção dos fenders traseiros. Por serem de bordas finas, usei fios de cobre e folhas de plasticard :
Dimensões das placas de plástico. O plasticard é de 0,5mm de espessura. Os fios de cobre fora dobrados, usando uma lata de tinta Humbrol como gabarito.
Comece colando um dos fios dobrados em uma das pontas do plasticard com Superbonder e usando grampos e clamps, para manter a colagem, Continue a colar em todo o comprimento do fio, dobrando o plasticard gentilmente. Usei tiras de folhas de alumínio para reforçar a colagem. Você pode usar epoxi rápido, também....
Adaptação dos fenders ao chassis do Studer. Usei tiras de plasticard de 4mm de largura por 50mm de comprimento, colando o fender ao chassis firmemente. Observe o espaço entre o fender e o chassis. Na porção posterior, colei um fio de cobre mais espesso para reforçar e estabilizar os fenders.
Observe o tubo de escape saindo por dentro do fender, no lado direito do caminhão:
Instalação definitiva dos trilhos dos foguetes e dos apoios traseiros, da Italeri. Os suportes acima dos trilhos foram feitos com sprue estirado e as braçadeiras dos fenders, com folhas de alumínio.
Após a colagem final dos componentes, fiz a pintura-base em Olive-Drab, com caracterização claro&escuro. Uma camada de Future e decais...Não esqueça de isolar o interior da cabine com papel-toalha...
E após todas as etapas de pintura e de weathering, o kit está pronto. O slogan no hood significa: "Rumo à nossa Vitória !"
A corrente é de bijouteria. A pá e as mochilas, de minha caixa de sucatas. E o pneu careca, pendurado na cabine, é do kit do DUKW da Italeri...
Lei da Conservação da Matéria de Panzerserra:
"Em modelismo nada se perde, nada se cria, tudo se transforma !"
Ao lado da CCKW 352 Katyusha, de um artigo anterior:
Conclusão:
O kit da ICM é excelente, muito bem injetado e com mínimas rebarbas e pinos injetores. O maior erro é a banda de rodagem dos pneus que, infelizmente, estão erradas. Mas é um kit fantástico, que veio preencher uma lacuna a que existia a muito tempo no mundo da Militaria 1/35. E, com este kit, é possível se construir diversas versões. Basta um pouco de pesquisa, habilidade e paciência, ingredientes essenciais ao Modelsimo
ALTAMENTE RECOMENDADO !
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