Técnicas de fotografia de modelos e estúdio Tabajara
por Rodrigo Kenobi
Resolvi escrever esse tutorial porque reparei que muitos colegas apesar de serem exímios modelistas, não sabem tirar fotos de seus modelos
Com ajuda e know-how do Fravin, mestre do assunto, resolvi fazer upgrade de um “estúdio” que não passava de uma folha de cartolina em cima de uma mesa para um setup simples, tabajara mesmo, mas que dá resultados bem melhores, por exemplo:
É uma foto tirada por mim, usando as técnicas desse artigo. A minha câmera é uma velha Fuji S5100, que não tem nada de especial.
Primeiro passo, equipamentos. Pegue a sua câmera e LEIA O MANUAL. Algumas vezes, câmeras mais simples não permitem ajustes manuais, o que dificultará um pouco a sua vida na hora de tirar as fotos no estúdio.
É obrigatório o uso de tripé. Se você não tem, compre, pode comprar o mais barato que aparecer na sua frente, desde que não seja daqueles minúsculos. Eu tenho um tripé super vagabundo, mas chega a 1,5m de altura. Como ele será usado dentro de casa, um ambiente protegido, não precisa gastar muito com isso se não quiser, o meu é dos mais baratos, estou usando já há vários anos sem nenhum problema. Se você já tiver um daqueles tripés mini que costumam vir junto com as câmeras em promoções, até dá para usar, mas vai dar mais trabalho, já que você vai ter que ficar ajustando a altura dele com cadeiras, livros e etc. Se não estiver a fim de gastar com isso, dá. Mas não venha reclamar comigo que dá trabalho!
Segundo passo, fonte de luz. Lâmpada halógena de 500 w mais uma luminária, ambos bastante baratos. O conjunto lâmpada + luminária não vai custar mais que R$ 30.
Como a luz dela é muito forte, é preciso dar uma suavizada. Eu fiz isso com um pedaço de papel manteiga, mas papel vegetal ou acetato leitoso funciona também. Coloque esse papel mais ou menos no meio do caminho entre o kit e a lâmpada, de modo que a penumbra projetada pelo obstáculo escolhido fique sobre toda a área que vai ser fotografada, mas vaze nas laterais para os rebatedores terem uma fonte desimpedida de luz para funcionar bem. Vou tratar dos rebatedores mais para frente.
Resultado final da brincadeira:
... eu avisei que era Tabajara!
A minha instalação foi feita assim, mas se você pensar em alguma solução melhor, vai fundo. O importante é suavizar a luz.
Desligue as outras fontes de luz, especialmente se não forem do mesmo tipo. Se for de dia, feche a janela, a temperatura (cor) da luz vinda de fora irá modificar a temperatura da luz da cena, e a câmera não saberá compensar.
Falando em temperatura da luz, é importante também escolher a fonte de luz incandescente no setup da câmera. O ideal mesmo é fazer um ajuste manual, consulte o manual de sua câmera para saber se ela faz isso e como. Na minha, uma Fuji antiguinha, o ajuste manual simplesmente não funciona. O pré-ajuste de fábrica para lâmpadas incandescentes funciona muito melhor. Aí vai de cada câmera, faça alguns testes e veja qual fica melhor.
Terceiro passo, rebatedores. Se você usar apenas a lâmpada halógena, a parte de cima do modelo ficará iluminada, enquanto as laterais ficarão escuras, já que toda a luz estará vindo de cima. Setups mais luxuosos usam efetivamente outras fontes de luz para resolver esse problema. Como o nosso estúdio é tabajara, vamos usar apenas rebatedores para aproveitar a luz que já temos. É importante que os rebatedores sejam brancos. Uma folha de cartolina branca, desde que você coloque algo atrás tela para facilitar o manuseio, serve perfeitamente, No meu caso, uso folhas de isopor mesmo. Você precisa usar no mínimo dois rebatedores, um lateral e um no mesmo plano da câmera, para iluminar o plano lateral que será fotografado.
Como exemplo, tirei duas fotos de um carrinho, com e sem rebatedor frontal, para mostrar a diferença:
Sem:
Com:
Quarto passo, setup da câmera. Nem toda câmera tem modo manual. Se a sua não tiver, não garanto que você consiga bons resultados nesse ambiente controlado. Aí é por sua conta. Como eu disse no começo, leia o manual. Conhecer o seu equipamento é fundamental para conseguir tirar boas fotos, especialmente nas condições controladas do estúdio tabajara.
Tire as fotos na maior qualidade possível. Ou seja, no tamanho máximo que a sua câmera oferecer. Além da maior qualidade de imagem, isso te dará flexibilidade mais tarde na hora de editar as fotos.
Fixe a sensibilidade da câmera (valor ISO) para o menor possível. No meu caso, foi ISO 64. Quanto menor o ISO, menor é o ruído na imagem, ou seja, qualidade de imagem melhor.
Eu não recomendo que se use o modo manual total, especialmente se você não tem tanta afinidade com fotografia. Procure no manual da sua câmera o modo “Aperture Priority” (prioridade de abertura), costuma ser a letra “A” no dial de modos da câmera. Nesse modo, você irá fixar o diafragma da lente, e a câmera irá variar o tempo de exposição de acordo com a quantidade de luz que ela julgar ser necessário. Fixe a abertura do diafragma da lente no valor máximo que a câmera permitir, no caso da minha, f/11. Isso fará com que todo o modelo fique em foco. Se você preferir tirar uma foto de um detalhe, por exemplo, de uma figura em um diorama e quer que o resto fique fora de foco para dar profundidade, basta diminuir a abertura do diafragma.
Pode acontecer que a câmera julgue errado a luminosidade da cena, e a foto fique clara ou escura demais. Para ajustar isso, use o compensador de exposição para mais ou para menos, dependendo do caso. Novamente, leia o manual!
Se disponível, use o temporizador rápido da câmera. A minha tem um modo de dois segundos, que é justamente feito para tirar foto em tripé. Se você não usar o temporizador, só a vibração do seu dedo apertando o botão do obturador já será o suficiente para fazer com que a imagem fique borrada nesses tempos de exposição mais altos. Se a sua câmera não tiver o temporizador rápido, use o normal mesmo, costuma ser de 10 a 15 segundos. Não esqueça que não pode encostar na câmera no momento que ela for tirar a foto.
É importante saber que nunca os primeiros resultados vão ficar perfeitos. Assim como no modelismo, existe uma curva de aprendizado na fotografia. Mas eu acredito que seguindo esses passos, suas fotos darão um enorme salto em qualidade.
Agora que as fotos estão tiradas, é hora de editá-las. Fotos mal tiradas às vezes podem ser melhoradas até certo ponto no Photoshop, mas é um programa complexo e difícil de usar, além de não ser barato. Quando a foto fica boa, não precisa fazer muito além de cortar eventuais espaços vazios e diminuir o tamanho para publicar na internet. Para isso, eu uso um programinha grátis muito bom chamado Irfanview. O download pode ser feito aqui: http://j.mp/7MLXXs
Depois de instalado, baixe o pacote de língua portuguesa (http://j.mp/5PvWvy), e descompacte o conteúdo para dentro da pasta "Languages" da pasta de instalação do programa, em geral estará em C:\Arquivos de Programas\Irfanview\Languages. Com o programa rodando, digite "p" para abrir as propriedades, vá em Language e selecione o Português. Pronto, agora ele está traduzido.
Primeiro, vamos recortar o espaço vazio de uma foto. Abra a imagem no Irfanview, depois clique e arraste para selecionar a área que você deseja manter da imagem, como no exemplo.
Em seguida, vá em Editar e selecione "Recortar seleção". Ele irá recortar tudo o que estava fora do que foi selecionado.
Agora, vamos diminuir o tamanho da imagem, para que ela possa ser postada em fóruns sem destruir a formatação dos tópicos por ser grande demais. Vá em Imagem, e selecione "Redimensionar/Redefinir".
Onde se vê "Largura", coloque o tamanho em pixels desejado. No caso do Fórum da Webkits, um tamanho bom para as imagens é 900 pixels. A altura será redimensionada automaticamente. Clique OK.
Agora é só salvar a foto. Vá em Arquivo, depois em "Salvar como...". É uma boa idéia manter o arquivo original, na resolução total da câmera, caso se cometa algum erro, ou por qualquer outro motivo. Dê outro nome para a foto e pronto, ela está pronta para ser publicada na internet!
Esse é o básico. Espero que com isso, a qualidade das fotos que vemos por aí fique tão boa ou quiçá até melhor que os modelos em si |