3. O kit
O kit vem em uma caixa pequena, em relação aos kits 1/48 que costumo comprar, medindo cerca de 15 cm de largura por 21 cm de comprimento. A arte da caixa representa o profile do avião, com a pintura utilizada no avião movido à alccol, contra um fundo branco.
O papelão da caixa é, talvez, um pouco mais fino do que o ideal, então minhas duas caixas (sim, eu comprei dois kits) chegaram ligeiramente amassadas. No entanto, as grades vêm bem embaladas, no interior de um saco plástico, e nada sofreram - inclusive porque as grades, embaladas,não ocupam todo o espaço da caixa.
O kit é composto por 3 grades injetadas em plástico cinza claro, uma pequena grade com as transparências (parabrisa e janelas laterais), uma folha de instrução para a montagem, uma para a colocação de decais e uma folha de decais, com duas versões possíveis.
A injeção do kit é boa, com poucas rebarbas facilmente removíveis com o auxílio de um estilete. O kit apresenta um bom nível de detalhes e no teste de montagem a seco que fiz com a fuselagem e as asas, os encaixes parecem satisfatórios, embora um dos pinos de encaixe esteja desalinhado.
Uma das coisas que notei é que há uma peça, já injetada na fuselagem inferior do kit, que no momento em que a fuselagem for fechada impedirá o acesso à fresta que será formada embaixo dela. A solução, neste ponto, será cortar a peça fora, eliminar a emenda e voltar a cola-la novamente.
O cockpit é espartano, trazendo o assento (com cintos já moldados), manche e painel de instrumentos. Não sei quão mais detalhado é o interior do Ipanema, mas acredito que não deve ser tão complexo como os aviões 1/48 da segunda guerra que costumo montar. Assim, é suficiente para uma montagem como está ou pode ser detalhada, ao gosto do freguês.
O conjunto frontal traz o bloco do motor e as parte da frente dividida em três partes, com bom detalhe.
As transparências apresentam boa qualidade, em especial as janelas. O parabrisa pareceu um pouco menos transparente, talvez em função de sua espessura, maior.
O trem de pouso é fixo e com bom detalhe, assim como o sistema de pulverização. A saída dos escapamentos deixa uma pequena fresta por onde pode ser ver, mesmo que pouco, o interior da fuselagem. Neste ponto, é preciso checar as referências para ver o que pode ser ver no avião, dali.
As instruções são simples, mas claras e mais que suficientes para a montagem do kit.
Os decais são brilhantes e bem impressos, com versões para uma aeronave à alcool (verde) e uma à gasolina (vermelha).
Para quem for montar o kit, o Lucas Rizzi, do site Spruemaster.com, colocou um bom walkaround, que com certeza será muito útil: http://www.spruemaster.com/blog/index.php/2010/03/walkaround-embraer-emb-202a-ipanema/
4. Conclusões
O Ipanema 1/48 é a primeiro kit injetado da Elaga, que tem o mérito de produzir um modelo tão específico de avião da Embraer. Fica evidente que, se dependessemos dos grandes fabricantes, dificilmente teríamos acesso a este modelo. Mais que uma iniciativa digna de elogios, o resultado é um kit que, bem trabalhado, pode se tornar uma peça única na estante do modelista. Os detalhes necessários para isto estão todos ali, restando ao modelista trabalhar com cuidado e carinho.
Parabéns pelo lançamento. Acredito que é um início promissor e espero que outros modelos da Embraer possam seguir, com sucesso, o caminho aberto por este Ipanema.