A Tamiya relançou este modelo, que apareceu pela primeira vez em 1976.
Histórico
O SU-85 foi a solução encontrada em meados de 1943, para utilizar um canhão mais potente no chassi do T-34. Foi baseado no SU-122 mais a adaptação de um canhão antiaéreo de 85 mm. Mesmo após a aparição do T34/85, o SU-85 continuou em produção, atingindo mais de 4.000 unidades. Substituído pelo SU-100 a partir do final de 1944, permaneceu em serviço ainda por muitos anos.
Conteúdo
Cerca de 150 peças e decais para versões Russas e Polonesa, cuidadosamente acondicionadas numa caixa de tamanho apropriado. O chassi é idêntico ao do T-34/76 e sofre com as heranças da motorização, mas ao contrário dos T-34, apenas as rodas lisas foram incluídas. As lagartas são do tipo comum e relativamente bem detalhadas em ambos os lados. Já a parte superior, com exceção de alguns acessórios, é bem diferente, contém leve textura e marcas de solda. Notável também a fina espessura dos paralamas. Embora venha com um tripulante (inteiro) e um certo detalhamento interno nas escotilhas, o interior é absolutamente vazio.
Montagem
Nenhum grande problema, tudo encaixa como uma luva, sem rebarbas ou marcas, as instruções são bastante claras. Únicas modificações dignas de nota foram a abertura da boca da buzina e a substituição das lagartas adicionais, que tinham marcas de moldagem, por algumas link-by-link de um T-34 Zvezda. Outros pontos que podem ser melhorados são a lente do farol, que não é transparente e a grade do motor, que pode ser recortada e substituída por tela. O modelo montado representa um SU-85 utilizado na Batalha de Berlim, em 1945.
Conclusão
Considerando a idade, pequenos erros dimensionais e quantidade reduzida de peças, o resultado final é bastante satisfatório, o conjunto é sólido, não apresentando fragilidade. De montagem extremamente rápida, todo o projeto pode ser acabado num final de semana. Recomendado tanto para iniciantes como para fãs de blindados soviéticos