Introdução
Como muito se comenta com relação aos kits com lagartas LBL, vou tentar mostrar de forma simples e clara uma técnica básica, que com pequenas adaptações pode ser usada para qualquer tipo de LBL.
Existem dois tipos principais de LBL, que embora diferentes, seguem quase o mesmo o princípio de montagem:
1. Link-by-Link: Todas sapatas separadas.
2. Link-by-Length: Grandes seções retas, completadas por sapatas separadas para seções curvas.
Dependendo do modelo, cada elo ou seção pode ser composto de uma ou mais peças, em certos casos podem até ser móveis (workable), sendo mais sensato fixar definitivamente, devido à fragilidade das mesmas.
Escolha do Modelo
Para efeitos didáticos usei um dos KVs Trumpeter, são relativamente simples, bem detalhados e principalmente contém tanto um jogo de lagartas comuns, quanto outro Link-by-Length. Uma série mais do que apropriada para iniciação no Maravilhoso Mundo do LBL, pois mesmo que tudo falhe, ainda é possível usar as lagartas de vinil.
Definitivamente, não recomendo a ninguém iniciar com Shermans DML (série antiga) com 3 peças por sapata e umas 70 sapatas por lado... ou cerca de 400 partes só para as LBL. Outros modelos com Link-by-Length não apresentam caída alguma na seção reta superior, neste caso é necessário conformar cuidadosamente a peça de acordo com a posição das rodas montadas, mantendo os demais procedimentos descritos. Melhor se divertir com estes novos desafios apenas após alguma prática.
Embora esta técnica possa ser aplicada antes de qualquer pintura, usei certas cores base para dar maior destaque, já que estes KVs são moldados em cinza claro monocromático.
Antes de Iniciar
Trabalhe com séries próximas de 10, corte, lixe e limpe cada elo e prepare para colar em seções retas. Evite ao máximo colar as lagartas nas rodas. Evite colas de secagem rápida, que impossibilite ajustes durante a secagem.
Mantenha no mínimo a roda tratora (dentada) e tensora (lisa) soltas para facilitar ajustes de movimento. No caso do KV, com roda tratora traseira, o sentido de montagem será de trás para frente, análogamente, num Tiger ou Panther, com roda tratora dianteira, o sentido de montagem seria de frente para trás. A regra é: Comece sempre pela Rainha das Rodas, que é justamente aquela que tem a Coroa.
Obtenha o máximo de referências possíveis, cada tipo de veículo costuma apresentar características próprias quanto ao posicionamento e caimento das lagartas, cuidado para não exagerar para mais ou menos.
Sempre verifique o sentido dos elos, caso não sejam simétricos, ao contrario de lagartas de vinil onde basta tirar e recolocar invertidas, com LBL isso pode ser fatal. Por incrível que pareça este ainda é um dos problemas mais frequentes.
Parte Inferior
Monte a seção reta (em azul) que se apoia no chão, tome cuidado para não ultrapassar as fronteiras entre a primeira e a última roda que tocam no solo, neste momento é preferível faltar do que sobrar. Reserve.
A partir de cerca da metade da roda dentada, cole os links necessários para chegar próximo ao solo, unindo-os à extremidade da seção reta da etapa anterior, do mesmo modo, a partir da outra extremidade, continue até atingir cerca de metade da roda tensora (conforme setas em vermelho).
Parte Superior
Apoie, a partir da parte inferior da roda tensora, o primeiro elo do conjunto superior, contorne até o topo da roda, se necessário use fita adesiva para manter as seções unidas.
Até aqui podem haver paradas, no próximo passo é necessário colar vários elos de uma vez, então certifique-se que existem elos suficientes preparados.
Faça uma nova seção reta de modo a cobrir a parte superior, deixando a folga desejada para simular o caimento, cole na ponta da seção da roda tensora e apoie na roda dentada, aumente ou diminua o caimento de acordo com o número de links utilizados, adicione os elos necessários para contornar a roda tensora e chegar, sem colar, no conjunto inferior (conforme setas em vermelho).
No ponto de encontro pode faltar (ou sobrar) menos de um elo, neste caso aumente ou diminua o caimento para obter um fechamento perfeito, a cola tem que estar suficientemente maleável, porém ainda capaz de manter o conjunto unido.
Após a Cola Secar
Com muito cuidado solte as partes superior e inferior, obtendo duas seções.
Para evitar colapsos, verifique ligas mais fracas e reforce as seções, depois efetue acabamento retirando possíveis excessos de cola que escaparam nas rodas ou lagarta.
Normalmente ainda existe uma certa maleabilidade, permitindo pequenos ajustes por meio de leves torções.
Nos Finalmentes
Repita a operação para o outro lado, muito cuidado para não confundir os lados superiores e inferiores direitos com os esquerdos, pois costuma dar diferença.
Pinte em separado o modelo e as seções das lagartas, cole as lagartas nas rodas e as rodas ao chassi.
Depois da secagem da cola efetue quaisquer retoques na pintura se necessários.
Dicas e Truques
Certos modelos, como vários Pzkpfw IV, impedem livre acesso à parte superior das lagartas, neste caso monte os conjuntos mantendo todas as rodas soltas, dando acabamento e colando tudo depois, conforme simulado na foto.
Em casos tipo T34 de rodas duplas, pode-se manter as rodas internas junto à carcaça, montar as LBL e após colocar as rodas externas, enfim, basta adaptar a técnica básica de acordo com as características de cada modelo.
Sobre este KV
Nesse modelo em especial mantive lagartas, rodas, carcaça e torre separadas para facilitar a pintura, colei as peças de acordo, apenas depois de tudo pronto e seco.
Basicamente apliquei aguadas com Betume de Judeía tanto no corpo como nas lagartas, reforçando nas rodas e carcaça, usei lápis grafite as bordas das rodas metálicas e a seguir apliquei uma aguada num tom marrom avermelhado forte nas lagartas e mais leve na na parte inferior da carcaça.
Conclusão
Espero que cada um aproveite e aprimore estas idéias de modo a definir sua própria técnica de acordo com seu estilo, este artigo não pretende de modo algum ser definitivo, mas sim apenas para demonstrar que LBL pode ser bem mais fácil do que parece à primeira vista.
PlastiAbraços