Lançado em 1998 pela DML, disponível em duas versões, mais uma terceira da Revell Alemã. Este é o que acompanha um Pzkpfw III J (9054), que não inclui link by link nem motorista, porém inclui peças e decais diferenciadas para o panzer.
Histórico
O Borgward IV VK301 foi projetado para transporte de munições, por ser muito pequeno e leve não desempenhava bem esta função, mas demonstrou ser ideal para adaptações. Rebatizado como Sprengladungsträger (Sdfz 301), recebeu aparelhos de rádio sensíveis, baseados em válvulas. Com alcance de 2 Km, transportava uma carga explosiva de 500 Kg, acionada por espoleta de retardo ou sinal de rádio. Entrou em operação em meados de 1942, sendo utilizado com sucesso em Kursk, na limpeza de campos minados e na demolição de posições defensivas soviéticas. Foram produzidos cerca de 1.200, em 3 versões básicas bastante parecidas.
Conteúdo
Cerca de 115 peças (variações com link by link, pára brisa e motorista), cuidadosamente acondicionadas em sacos diferentes. Toda a suspensão é muito bem feita, o próprio chassi tem espessura finíssima e inclui ainda um interior bastante completo. O dispositivo de lançamento da carga é operacional imitando o original. Não existem marcas para esta versão, nem decais.
Montagem
Definitivamente para montar com muita paciência, embora a moldagem das peças seja muito boa, é preciso extremo cuidado com alinhamentos, principalmente suspensão e rodas. É aconselhável iniciar de dentro para fora, primeiro montando e pintando o interior. As instruções são boas, mas geram algumas dúvidas quanto ao posicionamento exato de uma ou outra peça. Para minha surpresa, as excelentes lagartas são coláveis, embora não se mencione em lugar algum. O modelo montado representa um dos primeiros Borgward utilizados na Frente Oriental.
Conclusão
Embora o resultado final seja acima da média, é surpreendentemente pequeno e bastante frágil, sendo necessário um certo cuidado no manuseio, o interior infelizmente fica relativamente oculto. A montagem é demorada, pois diversas peças são muito pequenas e delicadas. Recomendado para modelistas mais experientes e para quem gosta de blindados incomuns, além é claro, dos fãs de veículos alemães.