COMO FAZER HÉLICES LAMINADAS
Autor: Marco Tullio Jennings
Materiais: Folhas de madeira clara e escura, cola PVA, folha de estireno
Objetivo: Recriar hélices de madeira laminadas em duas cores usadas principalmente em aviões alemães da Primeira Guerra Mundial.
Este artigo foi concebido após uma reunião de técnicas pesquisadas na internet e toda a execução foi feita por mim para testar e descobrir eventuais dificuldades
Porque:
O desenho formado pela curvatura das pás nas laminações é difícil de ser reproduzido fielmente apenas com pintura. E, uma vez pronta, a hélice realça muito o modelo. Ao trabalho:
Primeiro deve ser escolhido o tipo de hélice a ser feita. Existia mais de um modelo: Axial, Wolff, Niendorf. Vou tentar fazer uma hélice Axial alemã normalmente utilizadas em Fokker Dr.1. Como este tipo de aeronave não tem um spinner, a ferragens de sustentação do eixo (BOSS) ficam aparentes e devem ser reproduzidas. Usei como referência uma hélice 1/32 de um kit da Wingnut Wings. Medi a espessura e vi que seriam necessárias 7 camadas de madeira a 0,6mm cada uma. Eu prefiro o esquema com número impar de folhas para que uma camada fique centralizada. Essas folhas são vendidas em rolo e são fáceis de cortar. Usei nogueira e betulla.
Cole alternadamente as folhas com cola PVA e depois coloque numa prensa. Isso elimina bolhas e excesso de cola entre as folhas. Acho que também evita que a madeira empene.
Tirei uma fotocópia da hélice e contornei a imagem com lapiseira de grafite bem escuro (4B
Depois é só colocar invertida sobre uma folha de estireno e raspar o verso do contorno para transferir o desenho para o plástico.
Depois recorte e faça o furo do eixo.
E use o gabarito para passar o desenho para a madeira. O gabarito será usado para verificar as dimensões enquanto estiver esculpindo.
Esculpindo a madeira:
Primeiro corte a madeira no desenho. Eu uso microretífica com uma lixa formadora 801 da Dremel, bisturi e lixas 120 e 180.
As extremidades devem ser afiladas a mais ou menos um terço do comprimento da pá.
Com ajuda da hélice plástico como modelo, faça os cortes diagonais e dê a curvatura das pás. Essa é a etapa mais difícil e é justamente quando os desenhos das curvas surgirão.
Lembre-se também de sempre manter o eixo da hélice bem desenhado para que ele receba o boss (ferragem de sustentação).
Tratamento:
Lixe a hélice com lixas mais finas. Passe um selante na madeira de lixe levemente. A superfície deve ficar a menos porosa possível. Passe um verniz ou future pigmentado.
Se você gostou do resultado da sua hélice, canibalize a hélice de plástico. Com cuidado corte o boss da hélice de plástico.
Pinte e cole ele na hélice de madeira.
Conclusão: Cole o boss na hélice.
A hélice está terminada!
|